A Delphi levou ao Simpósio de Motores de Viena uma solução que traz fortes benefícios na performance ambiental dos motores de combustão: a injeção direta a 500 BAR de pressão Todos os anos, durante a Primavera, a cidade de Viena torna-se uma janela aberta para o futuro das motorizações automóveis, com o Simpósio de Motores realizado nesta cidade. Este ano a Delphi levou uma nova tecnologia que pretende implementar em motores de produção a partir de 2022, e que passa pela injeção direta a 500 BAR de pressão. Este sistema representa uma evolução da injeção a 350 BAR que foi já apresentada anteriormente pela empresa. E se essa pressão já significava uma redução de 70% das emissões poluentes que saem do escape comparativamente aos convencionais sistemas de 200 BAR, esta nova solução com 500 BAR traz uma melhoria adicional de 50% comparativamente a esse sistema da Delphi. A marca explica que, maior eficácia na pulverização do combustível, o sistema consegue uma redução das emissões logo à saída do motor, mesmo para as perigosas micropartículas de dimensões inferiores a 23 nanómetros (uma nanómetro equivale a 0.000000001 metro). Essa redução, logo "na origem" da combustão, vai ter como outra vantagem, pois evita que os custos com sistemas de tratamento dos gases de escape cresçam exponencialmente. Além disso, também os consumos registam melhorias graças a esta melhor distribuição do combustível. A Delhpi explica que um dos desafios neste desenvolvimento foi conseguir alcançar esta pressão sem forçar em demasia a bomba de combustível ou obrigar ao reforço do mecanismo da árvore de cames. Algo que diz ter conseguido com o novo selamento interno para a bomba, com um diâmetro do êmbolo reduzido, evitando a necessidade de alterações maiores nos componentes do motor. Aliás, a empresa afirma que desenvolveu o sistema completo para a injeção direta a 500 BAR, com componentes como os injetores Multec 16 e as bombas, e até os softwares e sistemas de controlo do motor.