O CEO da Ineos Automotive Jim Ratcliffe confirma o desenvolvimento de um segundo modelo mais pequeno e elétrico a bateria, vocacionado para o mercado de trabalho.
A Ineos Automotive pretende lançar um segundo modelo, mais pequeno e elétrico, baseado numa nova plataforma, mas que manterá as capacidades de progressão em fora de estrada do Grenadier e será dirigido ao mercado de trabalho.
O Grenadier possui uma imagem claramente inspirada Land Rover Defender, modelo que era (e continua a ser) disponibilizado em vários tipos de carroçaria. Tudo indica que a Ineos pretende seguir o caminho do fabricante de Solihull e desenvolver a sua versão do Defender 90.
O novo modelo será construído na mesma linha de montagem da fábrica de Hambach, em França, que a Ineos comprou à Daimler e onde são produzidas as versões de passageiros e comercial do Grenadier. Todavia, a empresa ainda não avançou qualquer previsão para a sua introdução no mercado.
Com o Grenadier posicionado como um concorrente de Land Rover Defender 110, do Jeep Wrangler e do Mercedes-Benz Classe G, o novo produto deverá inserir-se no segmento mais rentável dos 4x4 compactos, onde estão presentes modelos como o Dacia Duster e o Suzuki Jimny, embora se deverá distinguir pela linha motriz elétrica.
Futuro é elétrico
"O que estamos a analisar cuidadosamente é uma versão mais pequena e elétrica do Grenadier", afirma Jim Ratcliffe numa conversa com o entrevistador Mark Evans.
"Temos de encarar o futuro, que, claramente irá ser elétrico em ambiente urbano, mas mesmo no campo, um agricultor irá ter um veículo elétrico para conduzir nos caminhos".
LEIA TAMBÉM
Devido à Hyundai. INEOS Grenadier 4×4 pode vir a funcionar a hidrogénio
Apesar da aposta para o novo 4x4 compacto passar pela tecnologia da bateria de tração, a empresa ainda não abandonou os planos para veículos fuel-cell.
A Ineos está a trabalhar em parceria com a Hyundai, que atualmente comercializa o Nexo FCEV e tem planos para expandir a oferta comercial nos próximos anos, no desenvolvimento de um Grenadier a hidrogénio, estando prevista a apresentação do primeiro protótipo no final deste ano.