Para fabricar o Grenadier e não só. INEOS compra Hambach à Mercedes

A INEOS Automotive acaba de anunciar a compra, à Mercedes-Benz, da fábrica de Hambach, em França, para aí produzir o seu modelo Grenadier 4x4.

Depois da manifestação de intenções, a nova marca britânica de veículos todo-o-terreno INEOS Automotive acaba de anunciar a concretização da compra, à Mercedes-Benz, da fábrica de Hambach, em França, para aí produzir o seu modelo Grenadier 4x4.

Unidade de produção também conhecida como "Smartville", já que era aí que a Mercedes-Benz produzia os veículos Smart, a fábrica de Hambach já havia recebido a notícia de que iria perder, por questões de redução de custos da parte do fabricante automóvel alemão, o fabrico destes modelos.

Com venda da infraestrutura à INEOS Automotive, não só o futuro da fábrica, e respectivos postos de trabalho, ficam garantidos, como não será apenas o futuro Grenadier 4x4 a passar a sair das linhas de montagem: segundo o contrato de aquisição celebrado com a Mercedes-Benz e agora divulgado, a Mercedes-Benz contratará a INEOS para continuar a produzir, em Hambach, o Smart EQ fortwo, assim como alguns componentes Mercedes-Benz.

Combinado com os planos da INEOS para o Grenadier, tal traduz-se em cerca de 1300 postos de trabalho na fábrica francesa, a que acresce ainda os compromissos contratuais relativos a fornecedores residentes.

Segundo a INEOS Automotive, Hambach é a instalação ideal para o fabrico do Grenadier, já que se trata de "uma das unidades de produção automóvel mais modernas da Europa", que "alberga uma força de trabalho com elevada experiência no sector, conta com um excelente registo histórico entre as fábricas da Mercedes-Benz no que diz respeito à qualidade da produção, e, recentemente, beneficiou de avultados investimentos para permitir a produção de veículos de maiores dimensões".

LEIA TAMBÉM
Uma questão de custos… e CO2. Mercedes quer fechar Smartville

Ao mesmo tempo, o facto de estar localizada "na fronteira franco-alemã, a somente 200 km de Estugarda, proporciona um excelente acesso às cadeias de abastecimento, aos talentos da indústria automóvel e aos mercados alvo", conclui, em comunicado, a marca britânica. Que vê nesta unidade a forma de "cumprir os planos de entrega do Grenadier a clientes no início de 2022".

"Esta aquisição assinala o nosso maior marco, até à presente data, no desenvolvimento do Grenadier. Em conjunto com o exaustivo programa de testes a que os protótipos estão a ser submetidos, podemos agora dar início aos preparativos para o começo da produção em Hambach do nosso 4X4 a partir do final do próximo ano, para entregas aos nossos clientes em todo o mundo", comenta, no mesmo comunicado, o CEO da INEOS Automotive, Dirk Heilmann.