Anunciado como o sucessor espiritual do Land Rover Defender, embora nada tendo a ver com a marca, o Ineos Grenadier acaba de entrar oficialmente em produção. Sendo que, as primeiras entregas, deverão ter lugar ainda este ano e, mais concretamente, em dezembro.
O anúncio da entrada na linha de montagem daquele que é também o primeiro modelo da ainda jovem Ineos Automotive foi feito pelo director comercial o fabricante britânico, Mark Tennant. Marcando, assim, o pontapé de saída na produção de um todo-o-terreno que foi oficialmente anunciado, então como projecto a desenvolver, em 2017.
"Depois de um longo caminho iniciado, com o lançamento do projecto, em 2017, este um momento marcante para a Ineos Automotive enquanto fabricante automóvel", comentou o responsável, defendendo que, "chegar a este ponto, é uma prova de resiliência e do trabalho árduo já desenvolvido por toda a equipa da Ineos Automotive, pelos nossos parceiros de desenvolvimento, mas também pelos nossos fornecedores - algo que, de resto, agradecemos a todos, sendo que, a partir de agora, o objectivo é cumprir as primeiras entregas a clientes".
Produzido em Hambach, França, o Ineos Grenadier será vendido através de uma rede de mais de 200 concessionários em todo o mundo, uma vez que, neste momento, o fabricante tem já acordos celebrados com pontos de venda na Europa, África, Ásia-Pacífico e Médio Oriente.
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Também segundo números divulgados pela própria companhia, são já 75.000 as encomendas recebidas pelo fabricante.
Com seis cilindros de origem BMW
Recordar, igualmente, que o Ineos Grenadier vai estar disponível com duas motorizações, ambas de combustão e com seis cilindros em linha, a gasolina e diesel, fornecidos pela BMW. Motores acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e sistema de tracção permanente às quatro rodas, com caixa de transferência de duas velocidades e três bloqueios de diferencial.
Em termos de potência, o gasolina anuncia 382 cv e 450 Nm de binário, ao passo que o Diesel promete 249 cv e 550 Nm.
Entretanto, o fabricante deverá começar, em breve, os testes, em estrada e fora desta, do protótipo Grenadier Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), variante impulsionada por um trem de força apoiado por célula de combustível a hidrogénio. Mas cuja comercialização deverá estar ainda distante.