Entregas em dezembro. Ineos iniciou produção do Grenadier

Anunciado como sucessor espiritual do Land Rover Defender, o Ineos Grenadier acaba de entrar oficialmente em produção. Entregas em dezembro.

Anunciado como o sucessor espiritual do Land Rover Defender, embora nada tendo a ver com a marca, o Ineos Grenadier acaba de entrar oficialmente em produção. Sendo que, as primeiras entregas, deverão ter lugar ainda este ano e, mais concretamente, em dezembro.

O anúncio da entrada na linha de montagem daquele que é também o primeiro modelo da ainda jovem Ineos Automotive foi feito pelo director comercial o fabricante britânico, Mark Tennant. Marcando, assim, o pontapé de saída na produção de um todo-o-terreno que foi oficialmente anunciado, então como projecto a desenvolver, em 2017.

"Depois de um longo caminho iniciado, com o lançamento do projecto, em 2017, este um momento marcante para a Ineos Automotive enquanto fabricante automóvel", comentou o responsável, defendendo que, "chegar a este ponto, é uma prova de resiliência e do trabalho árduo já desenvolvido por toda a equipa da Ineos Automotive, pelos nossos parceiros de desenvolvimento, mas também pelos nossos fornecedores - algo que, de resto, agradecemos a todos, sendo que, a partir de agora, o objectivo é cumprir as primeiras entregas a clientes".

A primeira unidade Grenadier a sair da linha de montagem
A primeira unidade Grenadier a sair da linha de montagem

Produzido em Hambach, França, o Ineos Grenadier será vendido através de uma rede de mais de 200 concessionários em todo o mundo, uma vez que, neste momento, o fabricante tem já acordos celebrados com pontos de venda na Europa, África, Ásia-Pacífico e Médio Oriente.

LEIA TAMBÉM
Elétrico. Ineos Grenadier vai ter um "irmão" mais pequeno

Também segundo números divulgados pela própria companhia, são já 75.000 as encomendas recebidas pelo fabricante.

Com seis cilindros de origem BMW

Recordar, igualmente, que o Ineos Grenadier vai estar disponível com duas motorizações, ambas de combustão e com seis cilindros em linha, a gasolina e diesel, fornecidos pela BMW. Motores acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e sistema de tracção permanente às quatro rodas, com caixa de transferência de duas velocidades e três bloqueios de diferencial.

A equipa que, na fábrica de Hambach, terá a responsabilidade de produzir o primeiro modelo da Ineos
A equipa que, na fábrica de Hambach, terá a responsabilidade de produzir o primeiro modelo da Ineos

 Em termos de potência, o gasolina anuncia 382 cv e 450 Nm de binário, ao passo que o Diesel promete 249 cv e 550 Nm.

Entretanto, o fabricante deverá começar, em breve, os testes, em estrada e fora desta, do protótipo Grenadier Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), variante impulsionada por um trem de força apoiado por célula de combustível a hidrogénio. Mas cuja comercialização deverá estar ainda distante.