A Ineos apresentou um protótipo do todo-o-terreno Grenadier que recebeu um sistema de pilha de combustível da BMW. O veículo já esteve em testes nas montanhas austríacas, onde ficou demonstrado que as suas capacidades em estrada e fora de estrada não ficaram comprometidas.
A Ineos apresentou uma versão de emissões zero do seu todo-o-terreno Grenadier, que vem equipado com um sistema de pilha de combustível do grupo BMW.
O Grenadier FCEV é um veículo experimental idêntico ao de combustão interna, com exceção de uma tampa no capot, sob a qual se encontra a pilha de combustível. Segundo a Ineos, aquele elemento não estará presente no modelo de produção.
A plataforma de travessas e longarinas é flexível, o que permitiu aos engenheiros integrar a linha motriz e a pilha de combustível alimentada a hidrogénio, tendo sido apenas necessário modificar o chassis e o eixo traseiro. A capacidade de vectorização de binário do motor elétrico irá assegurar "um controlo e manobrabilidade impressionantes em todas as condições de todo-o-terreno", segundo reivindica a Ineos.
O Grenadier a hidrogénio foi sujeito a testes intensos, incluindo percursos em fora de estrada nas montanhas austríacas. "Não fizemos qualquer compromisso nas capacidades em estrada e em todo-o-terreno nem de reboque", sublinha a empresa.
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Relativamente à pilha de combustível da BMW, esta é usada no iX5, permitindo a este SUV percorrer até 500 quilómetros entre abastecimentos, operação essa que demora cerca quatro minutos. No iX5, o hidrogénio é armazenado em dois depósitos de fibra de carbono reforçado por plástico, que podem ser abastecidos com seis quilogramas de combustível.