Aí estão as primeiras imagens do Ineos Grenadier, concebido à imagem e semelhança do antigo Land Rover Defender. A plataforma, porém, é nova. Começa a ser produzido no final de 2021. Alguns componentes serão fabricados em Estarreja.
A Ineos Automotive acabou de revelar as imagens exteriores do seu futuro veículo 4x4 Grenadier, modelo que procura manter o espírito de 'puro e duro' do antigo Land Rover Defender. Além do espírito, também o próprio design se inspira no modelo original da marca de Solihull.
A Ineos Automotive sublinha que o novo Grenadier vai ser construído de raiz, com base numa plataforma totalmente nova, para corresponder às exigências dos proprietários que necessitam de um veículo de trabalho robusto, confortável, competente e capaz de aceder a qualquer lado.
O Ineos Grenadier foi projetado para cumprir as funções essenciais de um 4x4 utilitário, oferecendo um equilíbrio das proporções graças à utilização de uma nova plataforma. As óticas dianteiras e traseiras redondas sugerem a resistência de um tubo maciço que une a frente à traseira. Os faróis auxiliares centrais integram a dotação de série.
LEIA TAMBÉM
É oficial: Portugal produz novo 4×4 idêntico ao antigo Land Rover Defender
A parte traseira é prática e incorpora uma pequena porta para possibilitar operações de carga e descarga de objetos de pequenas dimensões.
O compartimento de carga está preparado para acomodar uma europalete. A carga útil será de uma tonelada e a capacidade de reboque de 3,5 toneladas. O interior, por sua vez, será lavável.
Puro e duro
Projetado como veículo de todo-o-terreno para enfrentar os ambientes mais adversos, o Grenadier contará com tração integral permanente, diferenciais bloqueáveis.
Após a fase de desenvolvimento, que irá compreender cerca de 1,8 milhões de quilómetros em testes, o Grenadier começará a ser produzido no final de 2021 numa nova fábrica construída em Bridgend, no Países de Gales. Os componentes do chassis e da carroçaria serão construídos em Portugal, numa fábrica localizada em Estarreja.
Uma das empresas responsáveis pela engenharia e suspensão do Ineos Grenadier é a Magna Steyr. As motorizações serão fornecidas pela BMW, os eixos pela Carraro e as caixas automáticas de oito velocidades pela ZF. A Gestamp foi a parceira selecionada para o fornecimento dos chassis de longarinas e travessas.
O veículo será comercializado em várias regiões em todo o mundo: Europa, África, Américas, Médio Oriente, Sudeste Asiático e Oceania. Os principais mercados em termos de volume global de vendas serão o Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Alemanha.
As vendas deverão arrancar após o início da produção no final do mundo. O Reino Unido será o primeiro mercado a receber este modelo, seguindo-se a Europa. Nos meses seguintes estará disponível no resto do mundo.