Ineos Automotive divulga imagens oficiais do todo-o-terreno Grenadier

Aí estão as primeiras imagens do Ineos Grenadier, concebido à imagem e semelhança do antigo Land Rover Defender. A plataforma, porém, é nova.

Aí estão as primeiras imagens do Ineos Grenadier, concebido à imagem e semelhança do antigo Land Rover Defender. A plataforma, porém, é nova. Começa a ser produzido no final de 2021. Alguns componentes serão fabricados em Estarreja.

A Ineos Automotive acabou de revelar as imagens exteriores do seu futuro veículo 4x4 Grenadier, modelo que procura manter o espírito de 'puro e duro' do antigo Land Rover Defender. Além do espírito, também o próprio design se inspira no modelo original da marca de Solihull.

A Ineos Automotive sublinha que o novo Grenadier vai ser construído de raiz, com base numa plataforma totalmente nova, para corresponder às exigências dos proprietários que necessitam de um veículo de trabalho robusto, confortável, competente e capaz de aceder a qualquer lado.

Ineos Grenadier foi projetado como um verdadeiro todo-o-terreno "puro e duro"

O Ineos Grenadier foi projetado para cumprir as funções essenciais de um 4x4 utilitário, oferecendo um equilíbrio das proporções graças à utilização de uma nova plataforma. As óticas dianteiras e traseiras redondas sugerem a resistência de um tubo maciço que une a frente à traseira. Os faróis auxiliares centrais integram a dotação de série.

LEIA TAMBÉM
É oficial: Portugal produz novo 4×4 idêntico ao antigo Land Rover Defender

A parte traseira é prática e incorpora uma pequena porta para possibilitar operações de carga e descarga de objetos de pequenas dimensões.

O compartimento de carga está preparado para acomodar uma europalete. A carga útil será de uma tonelada e a capacidade de reboque de 3,5 toneladas. O interior, por sua vez, será lavável.

Puro e duro

Projetado como veículo de todo-o-terreno para enfrentar os ambientes mais adversos, o Grenadier contará com tração integral permanente, diferenciais bloqueáveis.

As linhas retas do Ineos Grenadine evocam os modelos clássicos de todo-o-terreno
As linhas retas do Ineos Grenadine evocam os modelos clássicos de todo-o-terreno

Após a fase de desenvolvimento, que irá compreender cerca de 1,8 milhões de quilómetros em testes, o Grenadier começará a ser produzido no final de 2021 numa nova fábrica construída em Bridgend, no Países de Gales. Os componentes do chassis e da carroçaria serão construídos em Portugal, numa fábrica localizada em Estarreja.

Uma das empresas responsáveis pela engenharia e suspensão do Ineos Grenadier é a Magna Steyr. As motorizações serão fornecidas pela BMW, os eixos pela Carraro e as caixas automáticas de oito velocidades pela ZF. A Gestamp foi a parceira selecionada para o fornecimento dos chassis de longarinas e travessas.

A secção dianteira é dominada por óticas redondas
A secção dianteira é dominada por óticas redondas

O veículo será comercializado em várias regiões em todo o mundo: Europa, África, Américas, Médio Oriente, Sudeste Asiático e Oceania. Os principais mercados em termos de volume global de vendas serão o Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Alemanha.

As vendas deverão arrancar após o início da produção no final do mundo. O Reino Unido será o primeiro mercado a receber este modelo, seguindo-se a Europa. Nos meses seguintes estará disponível no resto do mundo.