Apesar do sucesso dos testes. INEOS adia produção do Grenadier para 2022

O INEOS Grenadier 4x4 acaba de cumprir, com sucesso, os testes dinâmicos off-road na Áustria, mas a produção foi já adiada para 2022.

Anunciado, desde o início, como um 4x4 austero, utilitário e preparado para o trabalho árduo, o INEOS Grenadier, modelo de estreia da recém-criada INEOS Automotive Limited, acaba de cumprir a mais recente fase de ensaios dinâmicos, na Áustria. Facto que, ainda assim, não impediu o fabricante de adiar o início da produção, em Hambach, para julho de 2022.

Com arranque da produção inicialmente previsto para o final deste ano, o INEOS Grenadier 4x4 continua, no entanto, o seu desenvolvimento, após ter concluído a fase de ensaios dinâmicos, em todo-o-terreno. Realizados, mais precisamente, nas montanhas austríacas.

Em comunicado, a INEOS anuncia que os protótipos do Grenadier conseguiram superar, com sucesso, os famosos trilhos da montanha Schöckl, próximos da sede da Magna Steyr, na Áustria. Desafio que fazia parte do processo de avaliação da performance da engenharia, e que teve lugar não muito longe das instalações onde a versão de produção será montada.

Sir Jim Ratcliffe e a sua criação

"Fizemos muitos progressos desde as primeiras versões do Grenadier, que conduzi há um ano," afirmou o presidente da INEOS, Sir Jim Ratcliffe, recordando que, "Schöckl é um verdadeiro desafio para qualquer 4X4. Hoje, tratou-se de um teste muito sério para os nossos protótipos, e estes superaram-no muito bem. Ainda há trabalho a ser feito, mas estou confiante que o Grenadier cumprirá a missão para que foi concebido".

LEIA TAMBÉM
Devido à Hyundai. INEOS Grenadier 4×4 pode vir a funcionar a hidrogénio

No entanto e numa altura em que a marca anuncia uma intensificação do programa de testes do Grenadier, o qual somará mais de 130 protótipos da segunda fase, com os quais acumulará 1,8 milhões de quilómetros em ambientes extremos por todo o mundo, a INEOS Automotive reconhece, também, um atraso na calendarização igualmente delineada, segundo o fabricante, devido à forma como decorreu 2020.

A pesar dos bons resultados nos testes na Áustria, a INEOS foi obrigada a adiar o início da produção do Grenadier para 2022

Assim, a marca britânica optou por anunciar, igualmente, uma revisão do calendário de desenvolvimento, adiando para, "o mais tardar, julho de 2022", o arranque da produção do Grenadier.

"Temos apenas uma oportunidade de bem executar este projeto, e os nossos objetivos de qualidade e desempenho para o Grenadier continuam a ser absolutamente cruciais", afirmou o CEO da INEOS Automotive, Dirk Heilmann. Defendendo que, "não podemos transigir ou aceitar compromissos. Depois dos resultados positivos de hoje, estamos no caminho certo para atingir as nossas metas, e permitir que a produção se inicie, o mais tardar, em julho".

Depois da neve austríaca, segue-se o calor extremo do Vale da Morte e as dunas sauditas

Entretanto e já no início deste ano, os engenheiros da INEOS Automotive concluíram, segundo a marca, com sucesso, a calibração do motor dos protótipos do Grenadier, a temperaturas extremamente baixas, no norte da Suécia. Sendo que, a próxima fase do processo de desenvolvimento e validação, passará por submeter o Grenadier a temperaturas de calor extremo, em alguns dos ambientes mais hostis do mundo, como é o caso do Vale da Morte, nos EUA, e das dunas, no Médio Oriente.

Antes do arranque da produção em Hambach, em 2022, o Grenadier ainda vai ter de conhecer outros ambientes hostis