Com o Defender na mira... de novo. Ineos prepara verdadeiro TT elétrico

A Ineos Automotive trabalha já no crescimento da sua gama, nomeadamente, com o lançamento de um TT elétrico, previsto para 2026.

Marca nascida, de certa forma, das cinzas do histórico Defender, a britânica Ineos Automotive prepara-se para, com o modelo de estreia Grenadier já em produção, fazer crescer a sua gama. Nomeadamente e entre outras propostas, com um rival directo, elétrico, e ainda mais competente no off-road... do atual Land Rover Defender!

Fundada pelo multimilionário britânico Sir Jim Radcliffe, um declarado apaixonado pelo antigo Defender, que, inclusivamente, tentou comprar os direitos sobre o todo-o-terreno à Jaguar Land Rover, só para que este não desaparecesse, a Ineos Automotive começa, pouco a pouco, a tentar conquistar o seu espaço no mercado automóvel.

Numa altura em que tem já em produção o seu modelo de estreia, o Grenadier, o qual foi concebido precisamente com o propósito de oferecer aos fãs do antigo Defender um modelo com as mesmas características e capacidades, a jovem marca britânica procura, agora, robustecer a sua oferta, com o desenvolvimento de mais propostas. Sendo que e mais uma vez, é a Land Rover que serve de "alvo a abater".

O Ineos Grenadier vai ter um irmão mais pequeno, elétrico, e, também ele, com o objectivo declarado de suplantar o futuro Defender EV
O Ineos Grenadier vai ter um irmão mais pequeno, elétrico, e, também ele, com o objectivo declarado de suplantar o futuro Defender EV

Segundo revelou a britânica Autocar, o fabricante está já a trabalhar num novo e mais pequeno todo-o-terreno, de propulsão elétrica, que deverá chegar ao mercado em 2026. E que, segundo também apurou a revista, terá como objectivo de suplantar a versão 100% elétrica do atual Defender que a Land Rover tem previsto lançar.

Verdadeiro todo-o-terreno com 400 km de autonomia

Este novo carro, que será, no entanto, apenas o primeiro de um conjunto de quatro modelos que constituirão a gama da Ineos, assentará numa plataforma totalmente nova e distinta da do Grenadier. A qual, além de ter sido desenvolvida pelo próprio fabricante, foi também com o propósito de acomodar um sistema de propulsão 100% elétrico.

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Esta futura proposta será, ainda, substancialmente mais curta que o modelo de estreia, não indo além dos 4,7 metros, também como forma de rivalizar directamente com o Defender 90, o qual tem 4,3 metros de comprimento.

Embora não pretendendo ser uma réplica do irmão, o todo-o-terreno elétrico deverá exibir muitas das soluções estilísticas do Grenadier, a par da sua capacidade off-road. Sendo que e embora esta informação não tenha sido oficialmente confirmada, também no caso deste novo modelo, a austríaca Magna Steyr, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Grenadier, deverá desempenhar um papel determinante.

Tal como aconteceu com o Grenadier, também o futuro irmão elétrico deverá beneficiar do know-how da austríaca Magna Steyr
Tal como aconteceu com o Grenadier, também o futuro irmão elétrico deverá beneficiar do know-how da austríaca Magna Steyr

Ainda de acordo com as declarações de Radcliffe à Autocar, o primeiro modelo 100% elétrico da Ineos Automotive deverá ter uma autonomia a rondar os 400 quilómetros.