Filial alemã da Inapa testa camião elétrico da Mercedes-Benz

A Inapa Deutschland utilizar o camião elétrico da Mercedes-Benz em operações de distribuição de papel na zona de Karlsruhe, na Alemanha.

A Inapa Deutschland utilizar o camião elétrico da Mercedes-Benz em operações de distribuição de papel na zona de Karlsruhe, na Alemanha. A empresa está a avaliar o Mercedes-Benz eActros no âmbito de um programa de testes em clientes deste camião elétrico.

A Inapa Deutschland está a participar nos testes em clientes do camião elétrico Mercedes-Benz eActros, em Ettlingen, na Alemanha. O camião de três eixos e peso bruto de 25 toneladas irá ser utilizado em operações de distribuição de papel na zona de Karlsruhe.

"A proteção ambiental e a sustentabilidade são duas prioridades do nosso negócio. Ser líder de mercado acarreta um nível de responsabilidade que vai muito além das nossas atividades económicas na área das soluções de papel", refere Frank Weithase, diretor de operações da Inapa Deutschland.

"Inclui também a distribuição dos nossos produtos. É precisamente neste campo que os camiões Mercedes-Benz eActros sem emissões de CO2 contribuem para a nossa estratégia ambiental," acrescenta o responsável.

Com sede em Hamburgo, a Inapa Deutschland dedica-se à distribuição de papel para os segmentos gráfico e de escritório, empregando mais de mil pessoas na Alemanha.

Naquele país, o Grupo Inapa detém ainda a Inapa Packaging GmbH e a Inapa ComPlott GmbH dedicadas aos segmentos de negócio de embalagem e comunicação visual, respetivamente.

Autonomia até 200 km

A Inapa Deutschland participa na segunda fase de testes do Mercedes-Benz eActros. Este camião elétrico começou a ser avaliado por clientes selecionados no início de 2020 e tem demonstrado um desempenho positivo tanto em autoestradas, como em vias equiparadas.

A autonomia de aproximadamente 200 quilómetros é independente da carga transportada, da rota ou da topografia. A bateria pode recuperar a sua capacidade em cerca de duas horas.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eActros. DB Schenker inicia segunda fase de testes

O camião irá percorrer diariamente entre 150 a 200 quilómetros, pelo que a autonomia anunciada se enquadra nas necessidades operacionais da empresa. As baterias serão carregadas durante a noite no centro de distribuição de Ettlingen.

O estilo de condução silencioso e uma experiência de condução agradável são duas características apontadas para esta frota inovadora.

Produção em série na fábrica de Wörth em 2021

A produção em série do Mercedes-Benz eActros está prevista para 2021, sendo assegurada pela fábrica de Wörth.

Este camião elétrico utiliza o chassis do Mercedes-Benz Actros, mas toda a arquitetura do veículo foi transformada para a tração elétrica, sendo muitos componentes específicos.

A propulsão é assegurada por dois motores elétricos, localizados junto aos cubos das rodas traseiras, disponibilizando cada um a potência de 126 kW e um binário de 485 Nm.

Após a relação de transmissão, isto resulta num binário de 11.000 Nm, permitindo oferecer uma performance semelhante à de um camião convencional. Os motores elétricos são alimentados por um conjunto de baterias de iões de lítio com uma capacidade de 240 kW.

TÓPICOS:
eActros