Pode não parecer, ou até mesmo assemelhar-se a um engano, mas a verdade é que, a Land Rover acaba de divulgar aquelas que garante serem as primeiras imagens do futuro Range Rover elétrico. Ainda que e para já, o mais difícil seja conseguirmos perceber onde estão as diferenças face às versões de combustão!…
Anunciado com garantias de que será comercializado juntamente com as versões de combustão, mas também com a promessa de prestações ao nível de um V8, o futuro Range Rover elétrico mostra-se, desde já, sem camuflagens ou subterfúgios, até porque, confirmam-no as primeiras imagens divulgadas, em termos estéticos, nada há a esconder - a versão EV parece replicar em tudo aquela que é a imagem conhecida da versão com motores térmicos!
Mostrado em pleno Círculo Polar Ártico, onde tem estado em testes sob frio extremo, o modelo zero emissões já terá passado, igualmente, pelo calor quase insuportável que é possível experimentar em zonas do globo como o Médio Oriente. Tudo isto, com o objectivo de criar "o Range Rover mais silencioso e refinado alguma vez criado", afirma o construtor.
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Quanto a atributos técnicos, o Range Rover EV promete um novo sistema de tracção capaz de gerir eficazmente a possível perda de tracção de cada uma das rodas motoras, reduzindo drasticamente o tempo de reacção, de cerca de 100 milissegundos, para não mais que 1 milissegundo.
Ao mesmo tempo, a JLR fala ainda em alguns truques de software que permitem, não somente minimizar a intervenção do ABS, como conseguir uma condução mais suave, mesmo quando por superfícies mais escorregadias. Isto, graças, também, a "um novo sistema de propulsão interno e totalmente elétrico", sublinha.
Já no que diz respeito às capacidades, a Land Rover prefere não entrar em detalhes, embora os rumores apontem para que o novo trem de força zero emissões possa vir a debitar mais de 500 cv de potência, superando a marca anunciada pelo V8 4.4 biturbo de origem BMW. Ou, até mesmo, os 635 cv do Range Rover Sport SV!
As informações entretanto surgidas apontam para que o modelo venha a recorrer à mesma Arquitectura Longitudinal Modular (MLA), que já serve de base, entre outros, à versão a combustão, complementada com uma arquitectura de 800V, de forma a permitir soluções de carregamento rápido.
Recorde-se que o Range Rover EV será o segundo modelo 100% elétrico do grupo JLR, depois do lançamento do Jaguar I-Pace em 2018, o qual, produzido na Áustria, mais concretamente nas instalações da Magna Steyr, parece ter já fim confirmado. E sem sucessor garantido.
Já o novo elétrico, deverá ser fabricado em Solihull, no Reino Unido, procurando contribuir, assim, para o objectivo já declarado da JLR, que passa por atingir as zero emissões na sua gama, até 2036.