E não é magia! IM Motors mostra berlina a estacionar lateralmente

A chinesa IM Motors acaba de anunciar um novo modelo que, mais do que estacionar sozinho, consegue fazê-lo... lateralmente.

Um automóvel que estaciona sozinho, já não será propriamente uma novidade; já um que consegue estacionar… lateralmente, é algo que continua fora do alcance dos consumidores. No entanto, a chinesa IM Motors parece cada vez mais próxima de o proporcionar!…

A tecnologia, desenvolvida pela marca chinesa propriedade de uma joint-venture formada pela SAIC Motor, a maior plataforma de negócios online Alibaba e o grupo Zhangjiang Hi-Tech, foi apresentada, através das redes sociais chinesas, pela própria IM Motors.

No curto vídeo, é possível ver um veículo elétrico ainda camuflado, a chegar a num parque de estacionamento subterrâneo, que, após imobilizar-se na via, deixa sair um ocupante, de ramo de flores nas mãos, pelo lado do passageiro.

A partir daí, as imagens mostram o automóvel a deslizar lateral e suavemente para a esquerda, para se imobilizar, em seguida, no respectivo lugar de estacionamento.

Embora com um ocupante no lugar do condutor, o que deixa a ideia de que o processo não se faz (ainda) de forma totalmente autónoma, o vídeo também mostra que, bastou ao condutor virar o volante para a esquerda, para que as rodas traseiras tenham adoptado o sentido contrário, permitindo, dessa forma, ao veículo deslocar-se lateralmente até ao espaço de estacionamento.

Também segundo é possível perceber das imagens captadas pela própria IM Motors e que aqui respeitosamente reproduzimos, o automóvel, elétrico, deverá contar com um trem de força composto por quatro motores elétricos instalados nas rodas, que permitem a que cada uma delas possa rodar num sentido diferente das restantes.

LEIA TAMBÉM
Irmã da MG. Chinesa SAIC Motor anuncia nova marca "premium" para a Europa

De certa forma, trata-se de uma solução à imagem daquilo que a Mercedes já anunciou, para o seu futuro Classe G elétrico, o qual promete ser capaz de rodar sobre si próprio.

No caso do modelo chinês, as rodas dianteiras terão girado para a frente e as traseiras para trás, levando assim o carro a deslocar-se lateralmente, até à imobilização.

Finalmente e quanto ao modelo propriamente dito, as linhas gerais da carroçaria parecem remeter para uma versão ou evolução da já conhecida berlina elétrica da IM Motors, de nome L6. A qual poderá tornar-se, desta forma, o primeiro modelo do género em comercialização a dispor desta tecnologia.

A caminho de Portugal

Recorde-se que a IM Motors tem lançamento previsto para Portugal durante o próximo ano de 2025, através do mesmo importador que já introduziu, no nosso mercado, a hoje em dia chinesa MG Motor.

O LS7 é o SUV elétrico de maiores dimensões e fortemente tecnológico da chinesa IM Motors
O LS7 é o SUV elétrico de maiores dimensões e fortemente tecnológico da chinesa IM Motors

Da gama da IM Motors fazem parte apenas propostas 100% elétricas, como é o caso do SUV Coupé LS6, do SUV de maiores dimensões LS7 e da berlina topo de gama L7.

Um automóvel que estaciona sozinho, já não será propriamente uma novidade; já um que consegue estacionar… lateralmente, é algo que continua fora do alcance dos consumidores. No entanto, a chinesa IM Motors parece cada vez mais próxima de o proporcionar!…

A tecnologia, desenvolvida pela marca chinesa propriedade de uma joint-venture formada pela SAIC Motor, a maior plataforma de negócios online Alibaba e o grupo Zhangjiang Hi-Tech, foi apresentada, através das redes sociais chinesas, pela própria IM Motors.

No curto vídeo, é possível ver um veículo elétrico ainda camuflado, a chegar a num parque de estacionamento subterrâneo, que, após imobilizar-se na via, deixa sair um ocupante, de ramo de flores nas mãos, pelo lado do passageiro.

A partir daí, as imagens mostram o automóvel a deslizar lateral e suavemente para a esquerda, para se imobilizar, em seguida, no respectivo lugar de estacionamento.

Embora com um ocupante no lugar do condutor, o que deixa a ideia de que o processo não se faz (ainda) de forma totalmente autónoma, o vídeo também mostra que, bastou ao condutor virar o volante para a esquerda, para que as rodas traseiras tenham adoptado o sentido contrário, permitindo, dessa forma, ao veículo deslocar-se lateralmente até ao espaço de estacionamento.

Também segundo é possível perceber das imagens captadas pela própria IM Motors e que aqui respeitosamente reproduzimos, o automóvel, elétrico, deverá contar com um trem de força composto por quatro motores elétricos instalados nas rodas, que permitem a que cada uma delas possa rodar num sentido diferente das restantes.

LEIA TAMBÉM
Irmã da MG. Chinesa SAIC Motor anuncia nova marca "premium" para a Europa

De certa forma, trata-se de uma solução à imagem daquilo que a Mercedes já anunciou, para o seu futuro Classe G elétrico, o qual promete ser capaz de rodar sobre si próprio.

No caso do modelo chinês, as rodas dianteiras terão girado para a frente e as traseiras para trás, levando assim o carro a deslocar-se lateralmente, até à imobilização.

Finalmente e quanto ao modelo propriamente dito, as linhas gerais da carroçaria parecem remeter para uma versão ou evolução da já conhecida berlina elétrica da IM Motors, de nome L6. A qual poderá tornar-se, desta forma, o primeiro modelo do género em comercialização a dispor desta tecnologia.

A caminho de Portugal

Recorde-se que a IM Motors tem lançamento previsto para Portugal durante o próximo ano de 2025, através do mesmo importador que já introduziu, no nosso mercado, a hoje em dia chinesa MG Motor.

O LS7 é o SUV elétrico de maiores dimensões e fortemente tecnológico da chinesa IM Motors
O LS7 é o SUV elétrico de maiores dimensões e fortemente tecnológico da chinesa IM Motors

Da gama da IM Motors fazem parte apenas propostas 100% elétricas, como é o caso do SUV Coupé LS6, do SUV de maiores dimensões LS7 e da berlina topo de gama L7.