O fabricante chinês IM Motors desenvolveu o primeiro automóvel produzido em série com bateria de estado sólido, o IM L6, e anunciou que tem o objetivo de também o lançar na Europa.
A IM Motors vai lançar no próximo mês de maio no mercado chinês o L6, que será o primeiro automóvel produzido em série com baterias de estado sólido, antecipando-se a construtores tradicionais como, por exemplo, a Nissan que afirmam que só terão esse tipo de solução em 2028-2029.
O cátodo (elétrodo positivo) recebe um revestimento em níquel ultra-elevado, enquanto o ânodo possui um material de carbono de silício. A principal diferença nas baterias de estado sólido consiste no facto do eletrólito ser...sólido.
No caso do utilizado pelo IM L6 tem um eletrólito à escala nano patenteado e desenvolvido internamente. Esta solução garante uma excelente condutividade e resistência a temperaturas elevadas, o que presumivelmente se traduzirá num menor risco de incêndio. Além disso, a menor resistência interna da bateria permite um carregamento ultrarrápido.
Ao ter um eletrólito sólido não há riscos de fugas, com melhorias ao nível da segurança e torna a bateria menos propensa à combustão ou explosão.
Autonomia de até 800 km
A IM Motors anunciou no Salão Automóvel de Genebra que o L6 equipado com bateria de estado sólido terá uma autonomia de até 800 quilómetros em ciclo WLTP.
A SAIC pretende internacionalizar a marca IM ainda este ano, devendo as vendas na Europa arrancar em 2025. Ainda está por definir se os modelos da IM serão comercializados sob outra marca na Europa como MG ou se serão comercializados como IM.
LEIA TAMBÉM
Baterias de estado sólido. Chineses voltam a meter mercado em sentido
A IM Motors foi fundada em 2020 e resultou de uma joint-venture entre a SAIC Motor, a Alibaba e a Zhangjiang Hi-Tech. O primeiro modelo a surgir no mercado foi a berlina L7 em 2022 e seguiram-se dois SUV, LS7 e LS6.