ID Vizzion mostra potencial elétrico da VW em Genebra

Chegou o quarto protótipo da série ID que vem anunciado a ofensiva que o líder do mercado europeu está a preparar no campo das motorizações de emissões 0. Com mais de 600km de autonomia, o Volkswagen ID Vizzion concept é apresentado em março no Salão de Genebra. Com a Volkswagen a preparar a "maior e mais inovadora ofensiva de produto da sua história", continuam a ser progressivamente revelados protótipos que revelam os planos da marca na mobilidade elétrica. Após o compacto ID, o SUV ID Crozz e a "pão de forma elétrica" ID Buzz, surge agora um sedan designado VW ID Vizzion concept. A ideia é ir preparando a chegada dos modelos de emissões 0, que vão estar no mercado a partir de 2020, com um compacto, um SUV e um espaçoso sedan lançados "com curtos intervalos de tempo" entre eles. A estratégia que foi delineada pelos alemães prevê que, numa segunda fase, estejam em comercialização 20 modelos elétricos da marca em 2025. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/i-d-vizzion.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/i-d-vizzion-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/i-d-vizzion-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/i-d-vizzion-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/i-d-vizzion-2222.jpg] O Volkswagen ID Vizzion concept demonstra a aplicação de tecnologias de ponta com o objetivo de tornar os veículos mais limpos, seguros, confortáveis e com maior usabilidade. Com vista a esse fim, o sedan integra um "Digital Chauffeur" com diversos apoios ao condutor e que será mesmo capaz de tomar "as rédeas" do carro, oferecendo com o piloto automático o referido aumento de conforto e segurança. Este sistema é definido como um "hospedeiro virtual" que conhece os ocupantes, seus convidados a bordo, e que consegue adaptar-se às necessidades e desejos individuais de cada um graças ao seu ecossistema digital. Em termos de motorizações, este sedan de 5,11 metros de comprimento é movido com um grupo propulsor de emissões 0, cuja potência é de 225 kW (300cv) e que permite atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. Já a bateria será de 111 kWh, oferecendo assim uma autonomia de 665km em condições de condução que potenciem a travagem regenerativa. É ainda referido que o modelo recorre a dois motores que trabalham em consonância para máxima eficácia no envio da potência para as quatro rodas. O que deixa antever a opção seletiva entre os dois eixos mas também, sempre que as condições exijam, garantir ao VW ID Vizzion concept a possibilidade de contar com os benefícios da tração integral.   Em termos estéticos, apesar de apenas terem sido revelados esboços, antevê-se um sedan de linhas fluidas e levemente inspiradas pelos coupés, sendo de destacar desde já a abertura em sentidos opostos das portas dianteiras e traseiras. Sobre o habitáculo, além da aparente ausência de volante (o que significa que a condução autónoma será a única opção), destaque para o túnel central flutuante como único elemento com comandos físicos no automóvel. Em termos de materiais, parece que a marca germânica optou no ID Vizzion concept por uma combinação entre a pele e materiais nobres como a madeira.