O Volkswagen ID3 First Edition estará disponível por um valor inferior a 30.000€ na Alemanha, com o objetivo de abrir a mobilidade elétrica a um público mais extenso
O ID.3 mostra-se ao mundo como o primeiro de uma geração de carros exclusivamente elétricos, que a Volkswagen planeia lançar num futuro próximo. Este automóvel representa o virar de uma página, na história recente da marca alemã. Mas a VW vai ainda mais longe. De acordo com os representantes da marca, o ID.3 é o primeiro automóvel de série 'carbon neutral'- isto significa que o dióxido de carbono poupado é directamente proporcional ao emitido na produção deste veículo. Uma afirmação arrojada, mas que os engenheiros do emblema germânico insistem em dar ênfase.
O interior deste veículo eléctrico ganhou uma série de painéis digitais, que permitem controlar tudo o que se passa no cockpit, com excepção dos vidros eléctricos e dos sinais de mudança de direcção. Estes componentes digitais inserem-se suavemente nos painéis do habitáculo do Volkswagen ID3 First Edition, criando um ambiente equilibrado. O ecrã táctil de 10'' encontra-se ligeiramente flectido na direcção do condutor, para uma utilização mais ergonómica. Destaque ainda para os símbolos de 'start' e 'stop' dos pedais, e para a ausência da manete das mudanças, que foi integrada no volante. A nova plataforma eléctrica, do ID.3 de cinco lugares, libertou muito espaço no interior, sendo neste momento o melhor do seu segmento.
À data de produção, o ID.3 estará disponível em três níveis de equipamento (First Edition, Plus e Max), cada um com um conjunto de baterias distintas. O modelo base vem acompanhado por um conjunto de baterias de 45 kW, que garantem uma autonomia de até 330 km (WLTP). Nesta variante, o preço do ID.3 irá manter-se abaixo dos 30.000 €, pelo menos no mercado alemão. Na sua segunda configuração, o compacto eléctrico chega com um conjunto de baterias de 58 kW, que permitem uma autonomia de até 420 km (WLTP). Com uma capacidade de 77 kWh, a opção mais potente oferece uma autonomia de 550 km (WLTP). Graças à função de carga-rápida, o pequeno VW é capaz de carregar energia suficiente para 290 km, em 30 minutos.
Para além de um aumento de autonomia, cada nível de equipamento oferece uma maior conectividade, que potenciam o conceito de 'cockpit digital'. Nota ainda para as jantes de maiores dimensões, que crescem proporcionalmente com nível de equipamento.
A edição especial de lançamento (ID.3 1st), cujas reservas abriram em Maio, deverão começar a ser entregues neste Outono. Esta edição vem acompanhada do conjunto de baterias de 58 kW, que gera 150 kW (200 cv), o que permite a este veículo acelerar até aos 160 km/h. Destaque ainda para paleta de cores exclusiva que acompanha esta edição.