A Iberdrola e a bp pulse criaram uma empresa conjunta para a criação da maior rede de carregamento de veículos elétricos de Portugal e Espanha, estando prevista a instalação de 5000 postos até 2025 e 11 700 até 2030.
A Iberdrola e a bp pulse estabeleceram uma empresa conjunta para a instalação em Portugal e Espanha de 5000 postos de carregamento rápidos e ultrarrápidos até 2025 e 11 700 até 2030. O investimento previsto é de mil milhões de euros e permitirá criar a rede de carregamento público de alta velocidade mais extensa da Península Ibérica.
Com sedes independentes em Madrid e no Porto, a nova empresa será dirigida por Pablo Pirles, da Iberdrola, nomeado Diretor-Geral, e Elena Melia, da bp, como futura Diretora Financeira, iniciando a sua atividade com mais de 300 pontos de carregamento rápido (50kW) e ultrarrápido (150kW) operacionais para veículos elétricos.
Segundo referem a Iberdrola e a bp pulse em comunicado conjunto, o objetivo da nova entidade consiste na promoção do acesso "a todos os cidadãos a uma infraestrutura de carregamento fiável de alta velocidade, ajudando a eliminar uma das principais barreiras para a adoção de veículos elétricos".
A nova empresa conjunta representa uma estreita colaboração entre a Iberdrola e a bp pulse, aproveitando os seus pontos fortes e recursos para oferecer experiências de carregamento pública. A bp, recorde-se, dispõe de uma rede de 1300 estações de serviço na Península Ibérica. Muitas delas poderão ser usadas como hubs de carregamento.
Além desta aliança, a bp está a trabalhar com parceiros como a Uber, Hertz, Marks & Spencer, REWE, DiDi ou Magenta Mobility.