Numa altura em que a Tesla continua a marcar passo relativamente ao lançamento da sua Cybertruck, no Salão Automóvel de Quangzhou, a chinesa IAT acaba de apresentar aquela que bem poderia ser a versão chinesa da pickup elétrica norte-americana. Neste caso, com o nome (sugestivo) de T-Mad e a promessa ainda mais impressionante de uma autonomia de 1.000 km!
Para já apresentada na forma de conceito, a verdade é que a indústria automóvel chinesa não costuma ficar pelas "ameaças". Sendo que, o mais certo, é que não demore muito para que a IAT Automobile Technology Co. Ltd, uma tecnológica chinesa fundada em 2007, em Pequim, cujo foco é precisamente o sector automóvel, acabe por lançar, pelo menos, no mercado da China, a versão de produção desta T-Mad.
Sobre a pickup propriamente dita, trata-se, segundo noticia o site Carscoops, de um "monstro" elétrico com perto 5,88 m de comprimento, quase 2,20 m de largura, 2,02 m de altura e 3,62 m de distância entre eixos. Medidas que, tomando em linha de conta aquilo que são os valores anunciados pelos também ainda protótipos da Cybertruck, tornam esta proposta chinesa praticamente igual à rival americana no que ao comprimento diz respeito, maior na largura e altura, além de mais curta na distância entre eixos.
Já quanto às linhas exteriores, domínio que foi, desde o início, um dos aspectos mais marcantes na Cybertruck, é caso para dizer que esta T-Mad não fica atrás, parecendo, também ela, saída de um filme de ficção científica, fruto de uma frente nada convencional e com iluminação a toda a largura, sem qualquer grelha e com um enorme e saliente pára-choques em plástico. Além de equipado com, não um, mas dois ganchos de reboque.
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De resto e tal como a pickup da Tesla, também esta proposta chinesa é apresentada numa configuração de quatro portas, embora e neste último caso, com a curiosidade das traseiras serem portas suicidas, ou seja, abrem no sentido contrário das dianteiras.
Já no habitáculo, que a IAT diz poder ser configurado segundo o gosto do proprietário, o concept apresentado em Guangzhou exibe uma disposição em que o condutor surge em posição central e ladeado por dois passageiros, ao mesmo tempo que, mais atrás, é possível observar uma generosa poltrona para mais ocupantes.
Finalmente e embora os detalhes técnicos não sejam muitos, destaque para o facto da tecnológica chinesa anunciar, para esta T-Mad, já naquela que será a sua versão de produção, uma autonomia a rondar os 800 km, mas que também poderá chegar aos 1.000 km, mediante a opção por uma bateria maior do que na versão standard.
Valores que, reconheça-se, são, sem dúvida, impressionantes, ainda que a IAT não revele as capacidades, ou até mesmo a tecnologia, das baterias que pensa utilizar.
Desconhecido é, também e para já, quer o preço, quer a data de lançamento, quer ainda os mercados onde a tecnológica pensa vir a comercializar esta rival declarada da Tesla Cybertruck...