A primeira criação independente do antigo diretor de design da Jaguar Land Rover, Ian Callum, é um veículo com estilo de buggy, equipado com uma linha motriz elétrica. O Callum Skye não é apenas um protótipo porque a Callum pretende passá-lo à produção, embora em pequenos números.
O estúdio de design de Ian Callum apresentou o primeiro modelo da nova marca independente. A nova criação, denominada Callum Skye, está longe de ser um automóvel desportivo tradicional, mas assume os contornos e as formas de um veículo de todo-o-terreno de elevadas prestações, com rodas expostas, um habitáculo 2+2 e uma linha motriz elétrica.
Com o seu aspeto pouco convencional de buggy, o Callum Skye foi projetado para enfrentar "estradas sinuosas, pisos de cascalho, areia ou superfícies com neve". Ian Cullum, conhecido pelo seu anterior trabalho na Aston Martin e Jaguar, afirmou que o modelo tem uma "imagem agressiva, uma forte estrutura horizontal, ladeada por formas orgânicas na traseira e na traseira".
O veículo elétrico tem uma linha baixa e uma tecto aerodinâmico que contrasta com rodas de grandes dimensões que estão semi-expostas por baixo de cavas pronunciadas. A grelha coberta com LEDs integrados na frente é uma reminiscência do Opel Vizor, enquanto a traseira possui uma barra luminosa em LED.
Quatro segundos dos 0 aos 100 km/h
O habitáculo tem uma configuração de 2+2 e apesar de estar totalmente coberto por uma questão de proteção conta ainda com amplas superfícies vidradas, incluindo janelas adicionais na parte inferior das portas. A empresa britânica apresentou duas versões do modelo, com pneus de estrada e de todo-o-terreno.
A Callum não avançou muitos detalhes, mas confirmou que o veículo elétrico terá tração integral e permitirá acelerar dos 0 aos 100 km/h em aproximadamente quatro segundos. O peso em vazio é de 1150 kg.
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Segundo o Autocar, o Callum Skye terá chassis com estrutura em aço, suspensão específica, dois motores elétricos e uma bateria de 42 kWh, que permitirá percorrer até 274 km entre carregamentos.
O Callum Skye foi revelado na forma de projeto, mas tudo indica que não será mais um protótipo digital porque a empresa estará a trabalhar num modelo real que deverá iniciar os primeiros testes de estrada na primavera de 2024.