Hyvia é a joint-venture da Renault e da Plug Power para o hidrogénio

O Grupo Renault e a Plug Power criaram a joint-venture Hyvia que se vai dedicar ao desenvolvimento e comercialização de veículos comerciais...

O Grupo Renault e a Plug Power criaram a joint-venture Hyvia que se vai dedicar ao desenvolvimento e comercialização não só de veículos comerciais a hidrogénio, mas também estações de abastecimento e hidrogénio verde. Os primeiros veículos serão baseados no Renault Master e chegam ao mercado no final de 2022.

O Grupo Renault e a Plug Power criaram uma joint-venture Hyvia para o ecossistema do hidrogénio. O objetivo passa pelo desenvolvimento e comercialização de veículos comerciais ligeiros equipados com células de combustível, estações de abastecimento, assim como o fornecimento de hidrogénio "verde" e soluções de manutenção e gestão de frota.

A designação Hyvia advém da contração de "HY" para hidrogénio e da palavra latina para estrada "Via", incorporando a ambição de lançar soluções para uma mobilidade com baixas emissões de carbono. 

Algumas operações com veículos comerciais ligeiros exigem grandes autonomias e tempos de reabastecimento reduzidos, requisitos em que as células de combustível a hidrogénio se apresentam como as alternativas mais interessantes.

A joint-venture Hyvia vai desenvolver a sua atividade nas instalações da Renault em França, e será liderada por David Holderbach, com mais de 20 anos de experiência no Grupo Renault nas áreas de estratégia, produto e vendas internacionais.

A sede, assim como as equipas de pesquisa e desenvolvimento, ficará localizada em Villiers-Saint-Frédéric, juntamente com os centros de desenvolvimento e engenharia de veículos comerciais ligeiros do Grupo Renault, para maximizar as sinergias entre as equipas.

As equipas de processos, produção e logística ficarão baseadas em Flins, fábrica que vai ser reconvertida e que iniciará a produção de pilhas de combustível e estações de carregamento já no final de 2021.

A integração dos sistemas de células de combustível será efetuada pela PVI, uma subsidiária do Grupo Renault desde 2017, que está localizada em Gretz-Armainvilliers.

Autonomia até 500 km

Os primeiros veículos vão ter como base o Renault Master e serão montados na fábrica de Batilly. Numa primeira fase serão disponibilizadas três versões equipadas com pilha de combustível, incluindo duas para o transporte de mercadorias - Furgão e Chassis-Cabina para grandes volumes -, e uma para o transporte de passageiros, materializada num miniautocarro urbano.

O lançamento está previsto para o final de 2022 no mercado europeu, assim como a disponibilização de estações de abastecimento e o fornecimento de hidrogénio verde.

LEIA TAMBÉM
Grupo Renault e Plug Power vão colaborar nos comerciais a hidrogénio

A tecnologia de hidrogénio da Hyvia virá complementar a tecnologia E-Tech da Renault e permite aumentar a autonomia dos veículos até aos 500 quilómetros, com um tempo de abastecimento de apenas três minutos. Segundo a marca francesa, estas vantagens enquadram-se na utilização de veículos comerciais, respondendo ao mesmo tempo aos desafios legislativos, que visam a descarbonização dos centros urbanos.