Assumido o reforço da aposta no hidrogénio, enquanto fonte de energia sustentável para a indústria automóvel, a Hyundai levou a cabo o evento online Hydrogen Wave. Através do qual deu a conhecer, entre outras novidades, o seu mais recente concept Fuel Cell - o Vision FK.
Acreditando que a tecnologia de propulsão a hidrogénio chegará a 2030 num ponto de maturação em que o custo de produção dos veículos a célula de combustível (Fuel Cell) será idêntico ao do fabrico de veículos elétricos, a Hyundai promete, assim, reforçar a sua aposta neste domínio. Também com modelos novos, como o agora apresentado Hyundai Vision FK Concept.
Desportivo de duas portas, o Vision FK tem na base, segundo o fabricante, um propulsor a hidrogénio, a debitar 680 cv de potência. Solução que, no entanto, acaba sendo mais complicada do que à partida possa parecer, já que conjuga um conversor Fuel Cell com um sistema de tracção traseira, assim como com um sistema de carregamento externo, capaz de repor hidrogénio suficiente para fazer 600 quilómetros com um só tanque de combustível.
A par da autonomia, a Hyundai garante, ainda, que o modelo será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos.
O Trailer Drone
Mas se, sobre este desportivo, a Hyundai pouco mais revelou, importa destacar, igualmente, a apresentação de outro conceito interessante que foi apresentado pela primeira vez, e que se chama Trailer Drone - basicamente, um sistema futurista de transporte de contentores movido a hidrogénio, que pode operar de forma totalmente autónoma.
Com a capacidade de acoplar o número necessário de tanques de hidrogénio, em função da distância da viagem, o Trailer Drone consegue, ainda assim, fazer cerca de 1.000 quilómetros com um só depósito, algo que a Hyundai diz ser idêntico aos atuais sistemas de transporte de contentores.
A meta de 2028
Entretanto, a Hyundai assume, igualmente, o desejo de chegar a 2028 disponibilizando versões a hidrogénio ou a bateria, de todos os seus modelos comerciais, sendo que o construtor assume, também e desde já, o compromisso de desenvolver um novo veículo comercial a célula de combustível, para lançamento global, do qual espera vender centenas de milhares de unidades por ano.
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A sustentar todo este plano de desenvolvimento do hidrogénio, o anúncio, ainda, da apresentação de um sistema Fuel Cell de nova geração, com 100 e 200 kW, já em 2023, o qual, assegura o fabricante, será 50% mais barato do que a atual tecnologia FCEV da Hyundai, 30% mais compacto e duas vezes mais potente.