Parte da oferta da próxima geração, a Hyundai acaba de desvendar aquela que será a primeira versão híbrida plug-in (PHEV) do seu SUV compacto de maior êxito, o Tucson, o qual, além de uma potência acima dos 260 cv e sistema de tracção integral, anuncia ainda uma autonomia em modo 100% elétrico a rondar os 50 km.
Com chegada prevista aos mercados europeus para a próxima primavera, o Hyundai Tucson Plug-In - é este o nome que a versão deverá adoptar - recorre ao mesmo sistema de propulsão do novo Sorento, ainda que montado de uma forma mais compacta.
Tendo por base um 1.6 T-GDi a gasolina com turbocompressor e sistema de distribuição variável, a debitar 180 cv de potência, este sistema híbrido plug-in da Hyundai conta ainda com um motor elétrico, a assegurar mais 91 cv. Perfazendo, assim, uma potência total e combinada de 265 cv, a que acresce ainda um binário máximo de 350 Nm.
Graças à presença de uma bateria de polímeros de lítio, com uma capacidade de 13,8 kWh, no apoio ao motor elétrico, o Hyundai Tucson PHEV consegue oferecer uma autonomia, em modo exclusivamente elétrico, a rondar os 50 km, já segundo o novo ciclo WLTP. Perdendo, apenas e devido à colocação da bateria por baixo do piso da bagageira, na capacidade de carga, a qual diminui 58 litros face às versões convencionais, passando a anunciar "apenas" 558 litros. Ou 1.737 litros, com as costas dos bancos traseiros rebatidos.
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A permitir o carregamento externo da bateria, a Hyundai anuncia uma potência de carga de 7,2 kW, ainda sem anunciar, pelo menos para já, os tempos necessários para repor a energia na bateria.
Como transmissão, o Hyundai Tucson PHEV anuncia uma caixa automática de dupla embraiagem, ainda que e algo surpreendentemente, com apenas seis velocidades. A que se junta, depois, um sistema de tracção integral HTRAC, além de uma grelha frontal com lamelas activas, concebidas para regular a entrada de ar, consoante a temperatura do líquido refrigerante, da velocidade do veículo, e outros factores. Tudo, com o objectivo de minimizar a resistência ao ar e melhorar a economia de combustível.
Igualmente a destacar, um sistema de modos de condução com várias opções, entre as quais, um Terrain Mode, concebido para optimizar a potência, binário, e capacidade de travagem, em função das condições do piso.
Como opcional, uma suspensão ajustável eletronicamente, com amortecedores reguláveis eletronicamente, em função de um de dois modos à disposição: Eco e Sport.
A terminar, recordar apenas que a versão híbrida plug-in do novo Hyundai Tucson deverá chegar à Europa durante a próxima primavera, não tendo, pelo menos para já, preços definidos.