Ao integrar nos cubos das rodas componentes da linha motriz elétrica, a nova tecnologia Uni Wheel da Hyundai permite reduzir a dimensão dos motores elétricos. O sistema já está a ser testado com sucesso, não se sabendo quando passa à produção.
Os construtores automóveis têm procurado reduzir as dimensões das linhas motrizes elétricas. O caso mais recente vem da Hyundai que anunciou uma nova tecnologia que vai possibilitar uma redução significativa dos motores elétricos.
Denominada "Uni Wheel" é semelhante a um motor no cubo da roda e relocaliza alguns componentes exigidos por um veículo elétrico no interior da roda. Contudo, o motor continua fora da roda.
Em vez disso, o Uni Wheel coloca a caixa redutora dentro do cubo da roda, reduzindo efetivamente o tamanho do motor. Esta inovação permite à Hyundai utilizar um pequeno motor por roda, em vez de uma unidade grande para todo o eixo.
Patente já registada
Ao utilizar um conjunto de engrenagens dentro da roda, a potência de um motor mais pequeno é transmitido à roda com binário suficiente para mover o veículo. Além disso, as engrenagens podem movimentar-se dentro do cubo e o motor pode deslizar para cima e para baixo pelo que a roda não necessita de uma junta homocinética. Isso permite eliminar as perdas de eficiência, melhorando a entrega de potência e a autonomia.
A liberdade garantida pela tecnologia permite aos engenheiros controlar a altura ao solo do veículo. Como não há um ponto onde a junta homocinética transmite a potência eficientemente, os veículos equipados com Uni Wheel podem baixar para uma condução mais aerodinâmica em autoestrada ou aumentar a altura ao solo sem prejudicar a performance.
LEIA TAMBÉM
Com o apoio de Giugiaro. Hyundai faz renascer Pony Coupé Concept de 1974
A Hyundai tem vindo a testar a durabilidade da tecnologia e tudo indica que a Uni Wheel resulta. Contudo, o Korea Times refere que a Hyundai ainda não sabe quando irá iniciar a produção do Uni Wheel, mas já registou a patente do sistema na Coreia, na Europa e nos Estados Unidos.