Hyundai. Suíça recebe primeiros dez camiões a hidrogénio

Os primeiros camiões a hidrogénio da Hyundai destinam-se ao mercado suíço. Até 2025 devem ser entregues 1600 veículos Xcient Fuel Cell a frotistas.

Os primeiros camiões a hidrogénio da Hyundai destinam-se ao mercado suíço e já estão a caminho. Até 2025 devem ser entregues 1600 veículos Xcient Fuel Cell a frotistas helvéticos.

Os primeiros dez camiões a hidrogénio da Hyundai já estão a caminho da Europa, devendo começar a ser operados na Suíça a partir de setembro. A marca sul-coreana irá enviar ainda este ano mais 40 unidades do Hyundai Xcient Fuel Cell para aquele país.

Este é o primeiro camião a hidrogénio a ser produzido em série, ao abrigo do compromisso da marca para a redução das emissões de carbono através de soluções com zero emissões.

Os primeiros 50 camiões Hyundai Xcient Fuel Cell vão ser fornecidos a clientes suíços ao abrigo de um protocolo entre a a marca e a associação helvética H2 Mobility.

Este acordo representa o alargamento da oferta da tecnologia da célula de combustível ao setor dos veículos comerciais pesados e prevê o fornecimento de um total de 1600 unidades do Xcient Fuel Cell até 2025.

Hyundai Xcient Fuel Cell

O Hyundai Xcient Fuel Cell é alimentado por um sistema fuel cell de 190 kW, distribuído por duas pilhas de combustível de 95 kW. Os sete depósitos de hidrogénio possuem uma capacidade de armazenamento de 32,09 kg.

A autonomia anunciada pela marca para um conjunto convencional constituído por um camião 4x2 e um reboque com configuração de refrigeração é de aproximadamente 400 km com um único abastecimento.

O Hyundai Xcient Fuel Cell foi projetado para oferecer o melhor equilíbrio entre os requisitos específicos por parte dos potenciais clientes de frotas comerciais e as infraestruturas de carregamento na Suíça. O abastecimento dos depósitos de hidrogénio pode demorar entre oito minutos a 20 minutos.

Autonomia pode chegar aos 1000 km

A marca sul-coreana defende que a tecnologia da célula de combustível constitui uma alternativa viável para os veículos comerciais pesados, que necessitam de longas autonomias e curtos períodos de abastecimento.

A Hyundai revela que já está a desenvolver um trator que seja capaz de percorrer até mil quilómetros com um único abastecimento. A nova proposta virá equipada com um sistema de célula de combustível que irá oferecer uma elevada durabilidade e potência, direcionado para todos os mercados, incluindo a América do Norte e Europa.

LEIA TAMBÉM
Hyundai apresenta protótipo de camião a hidrogénio na Core
ia

Ao utilizar veículos movidos a hidrogénio no transportes de mercadoria, a Hyundai assegura uma constante procura por este combustível. E ao produzir hidrogénio industrial, a Hydrospider assegura uma oferta contínua.

Isto é a base para tornar a mobilidade a hidrogénio viável economicamente, permitindo o seu crescimento. Através deste processo, a Hyundai irá gradualmente construir infraestruturas de hidrogénio na Suíça.