A Hyundai lançou uma nova submarca Ioniq para veículos elétricos. Com base numa nova plataforma modular dedicada, E-GMP, serão introduzidos três novos modelos nos próximos anos, incluindo uma berlina e dois SUV.
A Hyundai Motor Company anunciou o lançamento da submarca Ioniq dedicada a veículos elétricos e que incorpora a sua visão 'smart mobility'.
O construtor sul-coreano refere que a nova marca irá disponibilizar "experiências eletrificadas personalizadas", respondendo às necessidades de todos os estilos de vida.
A oferta da submarca Ioniq irá contar com três novos modelos elétricos dedicados e outros modelos inovadores nos próximos três anos, respondendo ao crescimento da procura por este tipo de viaturas.
A gama de veículos elétricos da nova submarca irá utilizar números pares para identificar as berlinas e ímpares para os SUV.
Nova plataforma elétrica
O primeiro modelo da submarca Ioniq será o SUV de dimensões médias, Ioniq 5, baseado no protótipo 45 EV, revelado no Salão de Frankfurt de 2019, como uma homenagem ao primeiro concept da Hyundai.
Os designers do construtor sul-coreano inspiraram-se no passado e integraram-no através da assinatura de luzes em pixel, um elemento de design único que os designers da Hyundai irão continuar a incorporar nos veículos Ioniq.
Para 2022 está previsto o lançamento de uma berlina desportiva baseada no protótipo elétrico mais recente da Hyundai, Prophecy, revelado em março. No ano seguinte será introduzido um SUV de grandes dimensões, Ioniq 7, cujo design exterior é caraterizado por uma silhueta icónica de proporções perfeitas, inspiradas num design aerodinâmico.
LEIA TAMBÉM
Hyundai-Kia planeia forte ofensiva nos elétricos
Os novos veículos elétricos da submarca Ioniq irão utilizar uma plataforma modular elétrica global, batizada de E-GMP. O primeiro modelo baseado nesta arquitetura irá oferecer uma autonomia de 450 quilómetros e um carregamento da bateria em apenas 20 minutos.
A Hyundai anunciou que o objetivo do grupo é vender um milhão de veículos elétricos e tornar-se no líder global deste tipo de viaturas em 2025.
A própria Hyundai ambiciona tornar-se no terceiro maior fabricante de veículos ecológicos do mundo, com um volume de vendas de 560 mil unidades a bateria (BEV), acumulando com as vendas de viaturas fuel-cell (FCEV).