Depois dos teasers, a Hyundai acaba de desvendar, em toda a plenitude, o seu mais recente concept, SEVEN. O qual antecipa um futuro SUV elétrico, ou, conforme a marca sul-coreana prefere designar, um SUEV - Sport Utility Electric Vehicle, a comercializar pela submarca Ioniq.
Apresentado, tal como já anunciado, na abertura do Salão Automóvel de Los Angeles, EUA, o concept SEVEN abre, segundo a Hyundai, um novo capítulo para a submarca de veículos elétricos a bateria (BEV), Ioniq. Demonstrando, segundo o Presidente e CEO da Hyundai Motor North America, José Muñoz, "a visão criativa e o desenvolvimento tecnológico avançado da Hyundai para o nosso futuro de mobilidade eletrificada".
"O seu espaço interior inovador, a motorização ecológica, as tecnologias de segurança e conveniência de ponta revelam um futuro empolgante para os clientes SUV Hyundai", conclui o mesmo responsável. Sendo, também, mais um passo no compromisso da Hyundai em atingir a neutralidade carbónica até 2045.
Ainda sobre o veículo, a Hyundai revela que o SEVEN é baseado na Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) do Hyundai Motor Group, uma arquitetura BEV dedicada e que assegura uma longa distância entre eixos, assim como um piso plano. Capaz de ajudar a fazer deste veículo aquilo que a marca designa de um "espaço de bem-estar sobre rodas".
Exteriormente, o SEVEN anuncia linhas minimalistas e "uma silhueta aerodinamicamente pura", mas que e ao mesmo tempo, contribuem para uma postura poderosa e uma presença robusta. Fruto, igualmente, de rodas equipadas com aquilo que a Hyundai designa de Active Air Flaps integrados, e que se abrem ou retraem, dependendo dos requisitos de arrefecimento dos travões ou aerodinâmicos.
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Em termos de iluminação, a presença da já conhecida Parametric Pixel presente, por exemplo, no Ioniq 5, a fornecerem uma sequência de luz de boas-vindas quando o veículo é ligado.
Habitáculo versátil e relaxante
Passando ao habitáculo, uma aposta na inovação do espaço, graças, mais uma vez, a uma distância entre eixos de 3,2 metros e rodas "empurradas" para fora, assim como a uma disposição interior que promete ser mais fluída, além de mobilada à imagem de um lounge premium. Ao qual se acede de forma ampla, graças a portas de abertura antagónica e sem pilar central.
De acordo com a Hyundai, o SEVEN também incorpora a visão futura da marca em termos de mobilidade autónoma, com o banco do condutor, por exemplo, a apresentar uma alavanca de controlo retráctil, que se esconde quando não em uso. Sendo que, ao dispensar o equipamento normal de condução e optando por telas integradas, poltronas giratórias e um banco traseiro semelhante a um sofá, o ambiente anuncia-se como uma espécie de sala de estar. Em que a disposição dos bancos também pode ser personalizada, dependendo dos modos de condução - condução autónoma ou realizada pelo condutor.
Quanto a equipamento, o SEVEN apresenta uma consola Universal Island, dispositivos especialmente projectados para este veiculo e uma interface de utilizador gráfica Smart Hub multifuncional. A qual, em conjunto com os bancos dianteiros e o banco chaise-lounge traseiro, oferece um ambiente para relaxamento, aproveitando a luz ambiente proveniente da porta lateral.
A estas mais-valias, junta-se, ainda, um mini-frigorífico e um compartimento para higienização dos sapatos dos passageiros, além de um tecto panorâmico, equipado com uma tela panorâmica. Que não só consegue exibir conteúdos com base no gosto dos passageiros, como muda a atmosfera geral do interior, de forma a garantir o máximo relaxamento.
Ambiente sustentável e higiénico
Finalmente e também com o objectivo de garantir uma experiência de viagem segura e saudável, o SEVEN recorre a vários materiais ecológicos, como o gesso mineral ou a madeira bambu, além uma pintura exterior de origem biológica. A que se juntam, depois, alguns recursos que a Hyundai diz serem "líder de higiene no segmento", como é caso do Hygiene Airflow System e o UVC Sterilization.
Ainda sobre o Hygiene Airflow System, a Hyundai refere que se inspira no sofisticado fluxo de gestão de ar dos aviões de passageiros, podendo ser ativado, esteja ou veículo em movimento ou não.
Quanto à esterilização UVC, é ativada assim que os passageiros saem do veículo, com lâmpadas ultra-violeta de desinfecção a percorrerem todas as áreas, inclusivamente as fechadas, de forma a limparem o espaço de bactérias e vírus. Existindo, ainda, compartimentos de armazenamento de higienização no banco traseiro.
A par destas tecnologias, o uso extensivo de cobre e tecido higienicamente tratado com funções antibacterianas, de forma a que as superfícies no interior do concept permaneçam limpas.