A Hyundai acaba de agendar para 2025, a apresentação daquela que será a sua nova plataforma modular para veículos elétricos, denominada Integrated Modular Architecture (IMA). E que servirá de base a um total de 17 novos veículos elétricos (EV), a lançar durante os próximos oito anos.
Esta nova plataforma Integrated Modular Architecture (IMA), noticia a britânica Autocar, deverá permitir, igualmente, aumentar as autonomias, face àqueles que são os resultados com a atual E-GMP, utilizada em propostas como o Hyundai Ioniq 5, o Kia EV6 ou o Genesis GV60.
A ajudar a esta meta, o facto da plataforma IMA, cuja chegada está agora prevista para 2025, utilizar unidades padronizadas de acomodação de células de energia (cell-to-pack) e que podem ser instaladas, segundo a Hyundai, de forma flexível e de acordo com as necessidades de cada veículo, ao invés dos packs de baterias, bastante mais standardizados.
Segundo a Hyundai, esta nova solução vem permitir aumentar a densidade das células, ao mesmo tempo que diminui os tempos de carregamento.
Recordar que esta nova plataforma foi detalhada durante o Dia do Investor Hyundai, data em que o gigante sul-coreano também anunciou uma ambiciosa estratégia de investimento na ordem dos 14,3 mil milhões de euros, com o propósito de aumentar as vendas anuais de veículos elétricos (EV), para os 1,87 milhões de unidade, até 2030. Valor que deverá representar qualquer coisa como 7% do mercado mundial de EV.
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Deste plano faz parte, não somente a apresentação de uma nova plataforma específica para EV, como também o lançamento de um total de 17 modelos a bateria - 11 com o emblema da Hyundai, seis no âmbito da marca de luxo Genesis -, ao longo dos próximos oito anos.
No caso dos elétricos Hyundai, a marca revelou já que três serão berlinas (um dos quais, diga-se, é o Ioniq 6, agendado ainda para este ano de 2022), seis serão SUV, um será um veículo comercial, e o último será "um novo tipo de modelo", anunciou o fabricante, sem, no entanto, divulgar mais informações.
Entretanto, a Hyundai agendou já a apresentação do Hyundai Ioniq 7, um SUV topo de gama de dimensões generosas, para 2024.
Já a Genesis, deverá dar a conhecer, no âmbito desta ofensiva elétrica, dois desportivos e quatro SUV. A começar, pelo Electrified GV70, cuja chegada deverá ter lugar ainda este ano, ao passo que os modelos puramente elétricos, só deverá começar a chegar em 2025.
Produção mais eficaz e melhores baterias também são objetivos
Finalmente e a parte destas novidades, a promessa, igualmente, de implantação de um novo "processo de fabricação de alta eficiência para produção de veículos elétricos a bateria", assim como uma "plataforma de inovação de fabricação centrada no ser humano". Missão que está a cargo do Centro de Inovação da empresa, em Singapura.
Quanto às baterias, a Hyundai anunciou que pretende obter metade das suas "baterias de iões de lítio de próxima geração" através de parcerias com fabricantes mundiais deste tipo de equipamentos, com o objectivo de garantir uma potência total de 170 GWh em baterias, até 2030. Isto, ao mesmo tempo que promete continuar a trabalhar com parceiros visando aumentar a densidade de energia e a eficiência de custos, não descartando, igualmente, a introdução de baterias de estado sólido.
Software não é esquecido
Já no capítulo do software, área em que a Hyundai pretende investir perto de 9 mil milhões de euros, a empresa propõe começar a atualizar os seus carros novos, via wireless, já no final de 2022, alargando essa mesma funcionalidade a toda a sua oferta, em 2025. Sendo que, também neste domínio, o fabricante espera vir a gerar, já a partir de 2030, cerca de 30% das suas receitas, graças a negócios relacionados com o software.