Hyundai percebeu que as pessoas não gostam de ecrãs táteis

A Hyundai vai voltar a utilizar botões físicos nos seus automóveis porque um estudo demonstrou que os compradores não gostam de ecrãs táteis.

Pode-se chamar o efeito Tesla ou Volkswagen. Os fabricantes de automóveis têm vindo a substituir os tradicionais comandos físicos por botões virtuais num ecrã tátil para selecionar funções como o controlo da temperatura ou mesmo ligar os faróis de nevoeiro. Os designers adoraram as novas configurações tecnológicas, mas a Hyundai descobriu que os compradores nem por isso.

A marca sul-coreana já admitiu que cometeu um erro ao fazer uma aposta completa nos ecrãs táteis, tal como muitas marcas fizeram no passado, designadamente a Volkswagen.

“À medida que adicionávamos ecrãs integrados para o sistema de informação e comunicação, também tentámos juntar comandos alojados no ecrã tátil, mas as pessoas não preferem isso”, afirmou o vice-presidente da Hyundai Design North America Ha Hak-soo em declarações ao Korea JoonAng Daily.

“Quando fizemos testes junto dos nossos grupos de referência, apercebemo-nos que as pessoas ficam em stress, aborrecidas e pressionadas quando querem aceder a alguma coisa rapidamente e não conseguem”.

Oportunidades para o design

Os ecrãs táteis ajudaram as equipas de design a criar habitáculos limpos e desobstruídos, além de permitirem a introdução de mais funções do carro para o condutor, o que não seria possível com botões físicos. Quando se está parado, a utilização destes ecrãs táteis é bastante simples.

Contudo, quando o carro passa por cima das muitas lombas que alguns dos nossos autarcas têm a “cortesia” de mandar colocar e se tem de tirar os olhos da estrada para se localizar o botão digital, a utilização deixa de ser simples e funcional. Para agravar, esta tecnologia dos ecrãs táteis não é isenta de problemas.

Mais frustrante ainda para muitos condutores é saber que ativar uma função leva muito mais tempo do que aconteceria que existisse um simples botão ou comando giratório.

A Hyundai conhece há algum tempo os sentimentos de muitos utilizadores relativamente aos ecrãs táteis e está empenhada em manter os comandos físicos nos carros. O recém-atualizado Ioniq 5 já beneficia desse novo pensamento. 

Não obstante, a equipa da Hyundai Design North America deu a entender ao Korea JoonAng Daily que poderá haver uma mudança na percepção dos condutores relativamente aos ecrãs táteis quando os automóveis receberem tecnologias mais avançadas de assistência que permitirão relaxar mais.