Pode-se chamar o efeito Tesla ou Volkswagen. Os fabricantes de automóveis têm vindo a substituir os tradicionais comandos físicos por botões virtuais num ecrã tátil para selecionar funções como o controlo da temperatura ou mesmo ligar os faróis de nevoeiro. Os designers adoraram as novas configurações tecnológicas, mas a Hyundai descobriu que os compradores nem por isso.
A marca sul-coreana já admitiu que cometeu um erro ao fazer uma aposta completa nos ecrãs táteis, tal como muitas marcas fizeram no passado, designadamente a Volkswagen.
“À medida que adicionávamos ecrãs integrados para o sistema de informação e comunicação, também tentámos juntar comandos alojados no ecrã tátil, mas as pessoas não preferem isso”, afirmou o vice-presidente da Hyundai Design North America Ha Hak-soo em declarações ao Korea JoonAng Daily.
“Quando fizemos testes junto dos nossos grupos de referência, apercebemo-nos que as pessoas ficam em stress, aborrecidas e pressionadas quando querem aceder a alguma coisa rapidamente e não conseguem”.