A Hyundai deverá adiar o lançamento da nova geração do seu modelo fuel-cell Nexo até 2024. O aumento da procura de automóveis elétricos a bateria e o início da comercialização do Ioniq 6 poderão explicar esta derrapagem no calendário previsto.
O lançamento da futura geração do Hyundai Nexo deverá ser adiado até 2024 devido a alegados problemas no desenvolvimento da sua pilha de combustível, alimentada a hidrogénio.
Segundo o jornal sul-coreano Seoul Economic Daily, a Hyundai tinha a intenção de começar a produção e as vendas da segunda geração do Nexo no segundo semestre de 2023.
Apesar de não serem conhecidos os problemas encontrados pela Hyundai no desenvolvimento da pilha de combustível, alguns analistas sugerem que o construtor pode estar a reavaliar a sua área de negócio de pilha de combustível a hidrogénio.
"Com o crescimento global do mercado de veículos elétricos a bateria é possível que a Hyundai esteja a alterar a sua lista de prioridades porque a procura de elétricos a bateria continua a crescer, enquanto o volume das vendas de carros a hidrogénio continue a ser relativamente pequeno", afirmou à Reuters Co Soo-hong, analista da NH Investment & Securities.
Adiamento também na Genesis
Em setembro de 2021, a Hyundai anunciou que iria disponibilizar versões a pilha de combustível de todos os seus veículos comerciais até 2028, acrescentando que também iria desenvolver veículos a hidrogénio para as marcas Kia e Genesis, estando previsto o seu lançamento para além de 2025.
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O Seoul Economy Daily refere que o programa de lançamento dos veículos a hidrogénio da Genesis ainda não está concluído, já que tinha sido decidido suspender o desenvolvimento do primeiro modelo a pilha de combustível da marca de luxo no final de 2021.
Esta notícia surge pouco depois da divulgação das primeiras imagens da nova berlina elétrica Ioniq 6 que irá concorrer com o Tesla Model 3 e poderá afastar os consumidores de quaisquer modelos a hidrogénio que a Hyundai esteja a desenvolver devido ao aumento das vendas de elétricos a bateria.