Hyundai desenvolve motor turbo de 2,3 litros com "redline" nas 7000 rpm

Com base na experiência na competição, a Hyundai está a desenvolver um novo motor turbo de 2,3 litros com "redline" nas 7000 rpm.

Com base na experiência na competição, a Hyundai está a desenvolver um novo motor turbo de 2,3 litros com "redline" nas 7000 rpm. A potência ainda é desconhecida. 

A marca Hyundai pode ter diferentes significados no mundo automóvel. Para alguns, o fabricante coreano produz automóveis fiáveis e honestos, enquanto outros vêm como a marca explora as potencialidades do desporto automóvel, designadamente no Campeonato do Mundo de Ralis ou nas provas em circuito do Campeonato Europeu de Turismo. 

O mais recente desenvolvimento da Hyundai consiste num novo motor turbo de 2,3 litros e dizem que terá o "redline" nas 7000 rpm. 

Além de serem divertidas de conduzir, as versões "vitaminadas" dos carros de produção normal também contribuem para o aumento de vendas. A Mercedes-Benz tem a divisão AMG, a BMW a divisão M, mas a Hyundai optou pela designação N para as suas versões de maiores prestações.

Lançada em conjunto com o i30 N no Salão de Frankfurt de 2017, a primeira letra remete para o Centro de Pesquisa de Namyang - o quartel-general de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai-Kia - e também para o mítico circuito de Nürburgring. 

Tecnologia oriunda da competição

Relativamente ao novo motor, este vai adotar algumas das tecnologias utilizadas nos carros de competição da Hyundai que participam no Mundial de Ralis, designadamente nas cabeças dos cilindros, no bloco dos cilindros e na junta da cabeça.

Este propulsor contribuiu para o triunfo no Campeonato de Construtores do Mundial de 2020. A tecnologia inspirada na competição permite aumentar o regime de rotação, mantendo uma baixa carga mecânica.

Apesar dos 7000 rpm estar 1500 rpm abaixo do padrão dos carros de ralis não deixa de ser um valor impressionante para automóveis produzidos em série. A potência do novo motor 2.3 Turbo ainda é desconhecida, mas deverá proporcionar uma experiência emocionante atrás do volante. 

LEIA TAMBÉM
Hyundai N2025 Vision GT de regresso

Embora estes motores turbo sejam utilizados para levar o automóvel perto dos limites, a moderna tecnologia possibilita um novo nível de prestações que é verdadeiramente impressionante.

Não será um motor de competição para utilização nas vias públicas, mas também não deixa de ser verdade que os modelos N e N-line já são dos excitantes da sua categoria.