Muitos elogiados pela crítica, os modelos i30 N e o i20 N vão acabar na Europa, um ano depois da Hyundai ter descontinuado o Kauai N. A partir de agora, modelos N da Hyundai na Europa só elétricos.
O Hyundai Ioniq 5 N está suscitar uma forte reação junto da imprensa e este elétrico vai ser o único modelo da linha desportiva N a ser comercializado na Europa.
O rival do Golf GTI, i30 N, e o seu irmão mais pequeno i20 N, que desafiou modelos como o defunto Ford Fiesta ST, foram deixados cair, já que a marca sul-coreana aposta num futuro elétrico.
Quer o i30 N, quer o i20 N tiveram uma boa recetividade e o primeiro destes modelos ajudou a criar a submarca N e conquistar credibilidade junto dos fãs europeus de automóveis desportivos.
O i30 N foi lançado em 2017 e foi disponibilizado em duas motorizações turbo de 2,0 litros com 250 cv e 280 cv, associadas sempre a uma caixa manual de seis velocidades até à chegada de uma opção de dupla embraiagem que coincidiu com uma ligeira atualização em 2021. Nesse ano, a Hyundai decidiu apostar num segmento mais acessível dos desportivos e lançou o modelo mais pequeno i20 N, equipado com motor a gasolina de 1,6 litros com 204 cv.
Elétricos de altas prestações
"A produção dos modelos N com motor térmico para o mercado europeu acabou em fevereiro, em linha com o nosso compromisso para oferecer uma gama com emissões zero aos nossos clientes até 2035 e atingir a neutralidade carbónica até 2045, referiu fonte oficial da Hyundai ao site Carscoops.
LEIA TAMBÉM
Preços… e ofertas. Novos Hyundai i20 N e i30 N já disponíveis em pré-venda
"Daqui para diante na Europa, a Hyundai vai desenvolver o Hyundai N como um pioneiro dos elétricos de altas prestações. Os nossos clientes vão beneficiar dos desenvolvimentos tecnológicos que irão tornar os elétricos ainda mais apelativos no futuro", acrescentou a fonte da Hyundai.