Segundo as duas companhias envolvidas o projecto, esta solução, que há não muito tempo atrás poderia parecer uma fantasia, contribui, desde logo, para um aumento da segurança, já que permite aos condutores terem acesso à informação, “sem tirar os olhos da estrada”.
Quanto à forma como é conseguida, a Hyundai Mobis não avança muitos detalhes, revelando apenas que o sistema conta com com projector com tecnologia de vanguarda e uma fina película, pouco mais espessa que um cabelo humano (mede 100 micrómetros), aplicada sobre o pára-brisas.
Entretanto, o desenvolvimento preliminar de todo o sistema já está em curso, tendo sido recentemente mostrado a “clientes de fabricantes de automóveis nacionais e globais”, refere a Hyundai Mobis, tudo levando a crer que, entre estes, terão estado as marcas Kia e Hyundai.
De resto, a procurar fundamentar os esforços já feitos, uma empresa de estudos de mercado terá defendido a tese de que “o mercado mundial dos head-up display holográficos deverá crescer até para cerca de 7 milhões de unidades em 2030, fixando-se, assim, como uma nova tendência em termos de ecrãs de nova geração”.
Ao mesmo tempo, a Hyundai Mobis defendeu não só que esta nova tecnologia significa um enorme salto face àquilo que são os head-up displays atuais, como também que, com a tecnologia holográfica, são os interiores dos automóveis que se tornarão mais amplos e arejados.