Já para 2027. Hyundai quer dar uma nova vida ao pára-brisas

A Hyundai está a preparar o fim dos hoje em dia muito apreciados ecrãs nos automóveis, mas com o propósito de dar uma nova importância ao pára-brisas. Como? Através da tecnologia holográfica.

Numa altura em que o tamanho e quantidade de ecrãs nos automóveis atingem números inimagináveis, mesmo com todas as dificuldades que tal acarreta em termos de design interior, a Hyundai mostra agora e através da sua sucursal Hyundai Mobis, um caminho diferente.

Juntamente com a especialista em óptica Zeiss, a Hyundai Mobis acaba de dar a conhecer a tecnologia holográfica de exibição no pára-brisas, solução que vem transformar este último numa espécie de enorme head-up display equipado com tecnologia de ponta, onde passam a ser exibidas e geridas todas as informações hoje em dia disponibilizadas através de ecrãs. Inclusive, as que podemos obter através do painel de instrumentos.

Segundo as duas companhias envolvidas o projecto, esta solução, que há não muito tempo atrás poderia parecer uma fantasia, contribui, desde logo, para um aumento da segurança, já que permite aos condutores terem acesso à informação, “sem tirar os olhos da estrada”.

Quanto à forma como é conseguida, a Hyundai Mobis não avança muitos detalhes, revelando apenas que o sistema conta com com projector com tecnologia de vanguarda e uma fina película, pouco mais espessa que um cabelo humano (mede 100 micrómetros), aplicada sobre o pára-brisas.

Entretanto, o desenvolvimento preliminar de todo o sistema já está em curso, tendo sido recentemente mostrado a “clientes de fabricantes de automóveis nacionais e globais”, refere a Hyundai Mobis, tudo levando a crer que, entre estes, terão estado as marcas Kia e Hyundai.

De resto, a procurar fundamentar os esforços já feitos, uma empresa de estudos de mercado terá defendido a tese de que “o mercado mundial dos head-up display holográficos deverá crescer até para cerca de 7 milhões de unidades em 2030, fixando-se, assim, como uma nova tendência em termos de ecrãs de nova geração”.

Ao mesmo tempo, a Hyundai Mobis defendeu não só que esta nova tecnologia significa um enorme salto face àquilo que são os head-up displays atuais, como também que, com a tecnologia holográfica, são os interiores dos automóveis que se tornarão mais amplos e arejados.