Hyundai lança primeiro minibus elétrico na Coreia

A Hyundai está a acelerar a introdução de comerciais elétricos para responder ao aumento da procura. A mais recente novidade é o minibus County Electric.

A Hyundai está a acelerar a introdução de veículos comerciais elétricos para responder ao crescente aumento da procura. A mais recente novidade é o minibus County Electric, já disponível na Coreia.

A Hyundai Motor Company iniciou a comercialização do seu primeiro minibus elétrico no mercado coreano, constituindo uma alternativa económica e ecológica face aos seus congéneres com motor diesel.

O County Electric recebeu uma bateria de polímero de iões de lítio com uma capacidade de 128 kWh, que oferece uma autonomia até 250 quilómetros.

Esta bateria pode ser totalmente carregada em 72 minutos, se for utilizado um posto rápido de corrente contínua de 150 kW. Em alternativa é possível efetuar o carregamento numa tomada doméstica de 220V, mas essa operação pode chegar a demorar 17 horas.

O Hyundai County Electric oferece ainda outras vantagens associadas aos veículos elétricos, designadamente uma aceleração 30% mais rápida entre os 50 km/h e os 80 km/h em comparação com os modelos equipados com motores diesel. Para suportar o aumento de peso da bateria, este autocarro elétrico conta com um sistema de travagem com discos mais robustos.

Tecnologias de segurança

O County Electric vem igualmente equipado com as mais recentes tecnologias de segurança para evitar acidentes nas entradas e saídas de passageiros.

Para o efeito foram instalados vários sensores localizados junto à porta do meio, incluindo um sensor ultrassónico, que impedem que a porta se feche enquanto o passageiro sai e entra no veículo.

Os sensores também acionam um alarme quando uma parte do corpo fica presa na porta, abrindo automaticamente para evitar ferimentos.

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O sensor ultrassónico está também ligado ao pedal de aceleração do autocarro, impedindo que este avance quando o movimento de um passageiro é detetado.

O County Electric vem também equipado com um sistema sonoro de motor virtual e com um sistema de assistência ao estacionamento traseiro para alertar os peões e evitar acidentes.

O mini-autocarro elétrico é proposto com uma porta de emergência traseira, assentos com encosto para a cabeça de 220 mm e um sistema que consegue reduzir a pressão abdominal do cinto de segurança durante uma travagem de emergência. A alteração de um motor a diesel por um motor elétrico oferece mais espaço, facilitando a entrada e saída dos passageiros do autocarro.