Depois de Toyota e BMW. Hyundai vai apostar nas baterias de estado sólido

O grupo Hyundai-Kia acaba de anunciar o desenvolvimento de um projecto próprio no domínio da baterias de estado sólido.

Numa altura em que se adensam as preocupações com a poluição resultante das baterias de iões de lítio, o grupo Hyundai-Kia acaba de anunciar o desenvolvimento de um projecto próprio no domínio da baterias de estado sólido. Embora e para já, sem data de lançamento definida.

Ainda segundo refere o grupo automóvel sul-coreano em comunicado, o projecto será levado a cabo em conjunto com uma empresa norte-americana de nome Factorial Energy. A qual já tem, de resto, alguns passos dados no desenvolvimento desta tecnologia.

Aliás e a justificar esta escolha, a Hyundai-Kia defende que as descobertas da empresa norte-americana abordam, precisamente, as principais questões que impedem a adopção, em larga escala, dos veículos elétricos, por parte dos consumidores: a autonomia e a segurança.

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Ainda segundo a empresa sul-coreana, os avanços da Factorial são baseados no FEST (Factorial Electrolyte System Technology), o qual aproveita as propriedades de um material eletrólito sólido, que permite um desempenho seguro e confiável da célula, com eletrodos de alta tensão e alta capacidade. O qual foi dimensionado em células de 40Ah, que funcionam à temperatura ambiente.

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O FEST, conclui a Hyundai-Kia, consegue ser mais seguro do que a tecnologia de iões de lítio convencional, além de prolongar a autonomia em 20 a 50 por cento. Sendo, também, compatível para uso imediato e de fácil integração na infraestrutura de fabricação de baterias de íões de lítio existente.

No entanto, destaque-se, igualmente, o facto do grupo sul-coreano não revelar quais os ganhos desta tecnologia em termos quilómetros, ou até mesmo em que pressupostos baseia as conclusões anunciadas. Sendo certo que, um ganho de 50% na autonomia, face à tecnologia actual, é, sem dúvida, um grande avanço.

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O fabricante automóvel sublinha, ainda, o facto desta nova tecnologia ser, não somente mais segura do que as soluções actualmente em prática, como também com custos de produção que, neste momento, se aproximam das atuais células de iões de lítio.

Interrogação maior, em todo este anúncio, é o facto de, ao contrário da Toyota, que anunciou já pretender ter baterias de estado sólido num protótipo, ainda durante este ano, ou até mesmo da BMW, que fixou esse mesmo objectivo para 2025, a Hyundai-Kia não avançar, no seu comunicado, qualquer data para materialização do projecto. Restando, por isso, aguardar...