O Hyundai Group, que integra as marcas Hyundai, Kia e Genesis, vai lançar 23 modelos exclusivamente elétricos até 2025 os quais partilham a nova plataforma E-GMP e o recurso à tecnologia de 800 V que permite carregamentos duas vezes mais rápidos.
A estratégia de eletrificação do Hyundai Group conhece agora uma forte aceleração com a revelação da plataforma E-GMP desenvolvida ao longo dos últimos seis anos e que representa parte de um investimento de 76 mil milhões de euros que dará origem a 23 novos modelos, a serem lançados até 2025.
A nova E-GMP (Electric Global Modular Platform) será partilhada por todos os modelos das diferentes marcas do grupo (Hyundai, Kia e Genesis) e terá distâncias entre eixos que podem chegar aos três metros. Estará, assim, apta a servir veículos com comprimento total de até cinco metros, de acordo com Albert Biermann.
Ainda segundo revelou o Presidente e Diretor do Centro de Desenvolvimento e Engenharia da Hyundai a nova plataforma vai ser utilizadas por diferentes configurações de modelos: citadinos, familiares, carrinhas, SUV e até desportivos.
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Em destaque, a versatilidade e a utilização na frente de uma elaborada suspensão de braços múltiplos (cinco) que permite a utilização por parte de modelos de vocação mais desportiva.
Já na traseira, alguns modelos poderão utilizar suspensão pneumática, para melhor corresponder às exigências em matéria de conforto.
Ioniq 5 será o primeiro
Numa apresentação em direto desde Seoul, na Coreia do Sul, os responsáveis da Hyundai anunciaram que o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma será o Ioniq 5, com lançamento prevista para abril. Será, ao que tudo indica, um SUV ligeiramente maior do que o Hyundai Kauai.
Além disso, foi também revelado que a nova plataforma está apta a receber baterias de diferentes capacidades, por forma a responder à vocação específica de cada uma das propostas, podendo assegurar autonomias que poderão ultrapassar os 500 km.
A gestão térmica da bateria, nomeadamente o seu arrefecimento, foi uma das preocupações subjacentes ao desenvolvimento da nova plataforma que será utilizada por modelos de tração exclusivamente traseira ou integral. Até porque os modelos mais evoluídos utilizarão a rede de 800 Volts (à exceção do Porsche Taycan todos os restantes automóveis elétricos utilizam 400 Volts) que tem como principal vantagem a possibilidade de recurso a pontos de carregamento ultrarrápidos (acima de 250 kW), permitindo a reposição total da carga da bateria em 18 minutos.
Nova plataforma... e novo motor
A par da nova plataforma E-GMP, a Hyundai vai também estrear um novo motor, com níveis de potência variados, que tem como principal característica o facto de trabalhar em gamas de rotações 70% superiores àquilo que é habitual, disponibilizando, por isso, mais potência.
A arquitetura evoluída, com uma distribuição ideal do peso e a colocação do centro de gravidade numa posição baixa, a suspensão evoluída e a elevada potência serão, segundo Albert Biermann, características centrais dos novos modelos que permitirão cumprir com o ADN das marcas.
A este respeito, o antigo responsável pela divisão M da BMW deixou entender que entre as 23 novas propostas 100% elétricas surgirão algumas com a assinatura N que define os modelos de alta performance da Hyundai.