Hyundai Kauai... um exclusivo para o nosso país

Portugal é o único país do mundo em que o novo SUV/Crossover é vendido com o nome de Kauai que, tal como a designação original (Kona) adotada para o resto do mundo, é o nome de uma das muitas ilhas do Hawai. Este é não é uma solução inédita, pois no passado houve exemplos do género. Quem não se lembra do Opel Ascona (1604 em Portugal) ou do Toyota MR2 (MR em França). Neste caso o importador não podia deixar de alterar o nome, dado tratar-se de um produto estratégico para o desenvolvimento da marca que mais tem crescido em solo nacional. Na realidade a oferta no segmento dos SUV/Crossovers continua a aumentar de forma a acompanhar a procura que se prevê crescer mais de 20 por cento nos próximos anos. Hoje não há nenhuma marca desde as mais generalistas até às "premuim" que não tenha no seu portfólio uma ou várias soluções do género. É o caso da coreana Hyundai que acaba de lançar o mais pequeno dos seus SUVs, o Kauai. Um carro feito numa nova plataforma desenvolvida a partir que é utilizada no Elantra e que nada tem a ver com a do Kia Stonic (ao contrário do que muitos pensam), embora tenham em comum os mesmos concorrentes. Entre eles encontra-se o Renault Captur (líder do segmento), o Nissan Juke, o Peugeot 2008 (aqui alvo do nosso Ensaio Completo) ou, mais recentemente, o VW T-Roc. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Novo-KAUAI_Interior-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Novo-KAUAI_Exterior-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Novo-KAUAI_Exterior-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Novo-KAUAI_Exterior-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Novo-KAUAI_Exterior-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Novo-KAUAI_Exterior-12.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Novo-KAUAI_Interior-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Novo-KAUAI_Interior-4.jpg] Previsto para Novembro no mercado nacional, a marca, que já esta a aceitar encomendas, preparou um pacote recheado de novidades. A começar pelo preço, que ronda os 18 000 euros para a versão 1.0 GDi de 120 CV,, valor que desce aos 16 900 euros se o cliente usar um dos produtos financeiros da marca (ALD). Para além desta versão equipada com o pequeno motor de 3 cilindros existe a versão 1.6 T-GDI de 177 CV, com caixa automática e tração às 4 rodas, uma opção obviamente mais cara mas também mais espevitada e com caraterísticas estruturais diferentes, como seja o caso da suspensão independente atrás. Bem construído e munido de bons materiais, o Kauai não dispensa uma vasta lista de equipamento, desde o infoentrenimento até às múltiplas ajudas à condução, quase todas elas de série. Dinamicamente a evolução é muito grande, no entanto notámos que as transmissões escolhidas (manual e automática), podiam ter um escalonamento diferente. Para 2018 está prevista não só uma versão diesel já adaptada à nova norma sobre emissões, como também uma versão totalmente elétrica, da qual ainda não se sabe muitos pormenores como o preço e a autonomia.