A Hyundai acaba de revelar a nova geração do seu SUV compacto Kauai, o qual, além de um aumento nas dimensões, chegará, também à Europa, com vários tipos de motorização, inclusive, eléctrica. Além de um totalmente disseminado N Line.
A revelação daquela que será a segunda geração do Kauai foi feita no mercado de origem da Hyundai, a Coreia do Sul, juntamente com aquelas que são as primeiras imagens oficiais e completas do novo modelo.
De resto e quanto à estética, a marca sul-coreana avança que tem por base a atual versão 100% elétrica, não apenas como manifesto do compromisso do fabricante com a eletrificação, como também enquanto reafirmação de uma abordagem pouco convencional, no que ao design do Automóvel diz respeito.
Ainda neste domínio, destaque para o facto do Kauai contar, pela primeira vez, com jantes de 19", as quais passam a sustentar uma carroçaria também ela maior nas dimensões. Com as informações entretanto divulgadas a anunciarem um crescimento no comprimento de 14,5 cm, para os 4,35 metros, e na distância entre eixos, de 6 cm, para os 2,66 metros. Já a largura, terá crescido para os 1,82 metros, enquanto a altura é agora de 1,58 m... com jantes de 17".
LEIA TAMBÉM
Renovado Hyundai Kauai chega em 2023 com imagem totalmente revista
No habitáculo, a promessa de uma maior habitabilidade, com mais 77 mm para as pernas no banco traseiro, além de um aumento de 11 mm no espaço para a cabeça, sendo que o novo Kauai anuncia ainda uma largura atrás de 1,402 metros - a maior do segmento. E a que se junta, ainda, uma bagageira cuja capacidade chega aos 723 litros, além de poder ter um portão de accionamento automático cuja abertura e velocidade podem ser configuradas a gosto do proprietário.
Em termos de tecnologia, a novidade de um painel com ecrã duplo integrado de 12,3", acompanhado de uma alavanca da caixa de velocidades integrada na coluna de direcção (também como forma de oferecer uma consola central com mais arrumação...), sendo que o Kauai passa a dispor, igualmente, de atualizações de software Over-The-Air (OTA), tanto no caso do sistema de infotainment, como da própria iluminação ambiente.
Também presente, um extenso pacote de sistemas de ajuda à condução e segurança, desde a Travagem Autónoma de Emergência e à Manutenção na Faixa de Rodagem, até ao Controlo de Velocidade Inteligente, à Assistência à Condução em Autoestrada e à Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo.
Com motorizações várias
Finalmente e quanto a motorizações, a Hyundai anuncia que o novo Kauai chegará aos mercados com vários tipos de sistemas de propulsão, nos quais se incluem não apenas soluções exclusivamente a combustão, como também híbridos e uma versão 100% elétrica.
Para já e no caso específico do mercado da Coreia do Sul, opções a combustão que passam por um 1.6 T-GDi com 198 cv e 265 Nm de binário, além de um 2.0 litros de ciclo Atkinson com 149 cv e 179,5 Nm, acoplado a uma Transmissão Variável Inteligente (TVI), para maior eficiência. Já a versão HEV, tem na base um 1,6 litros GDI, combinado com um motor elétrico, a prometer 141 cv de potência e 265 Nm de binário.
Mais informações, também quanto à versão 100% elétrica, ficam desde já agendadas, pela própria marca sul-coreana, para março.