Proposta de vocação mais desportiva na família Kauai, a Hyundai acaba de desvendar mais alguns aspectos sobre o próximo Hyundai Kauai N, a começar por um quatro cilindros 2.0 T-GDi de 280 cv, conjugado com uma versão atualizada e bem mais desportiva da conhecida caixa automática de oito velocidades 8DCT.
Concebido com o objectivo declarado de oferecer alta performance aos clientes da marca sul-coreana e, nomeadamente, das suas versões 'N', o futuro Hyundai Kauai N anuncia, assim, a estreia de uma variante melhorada e mais eficaz da conhecida caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades 8DCT. A qual, graças à aplicação do know-how do departamento de performance 'N', promete uma experiência ainda mais desportiva e 'Fun-to-Drive'.
Denominada N DCT e estreada, pela primeira vez, no Veloster N, esta transmissão recebeu, desde logo, melhorias ao nível da durabilidade - fez, aliás, aproximadamente 1.350 voltas, durante a fase de desenvolvimento, ao lendário circuito alemão de Nürburgring-Nordschleife -, capazes de a ajudarem a suportar as exigências naturais de um veículo de alta performance. Sendo que, conjugada com o motor 2.0 T-GDi, esta nova solução consegue, através da aplicação de relações de caixa específicas, uma melhor performance, garante a Hyundai.
De resto, também a unidade de controlo da transmissão é calibrada especificamente para esta caixa N, resultando numa mudança de velocidades mais rápida e permitindo uma variedade de recursos de condução exclusivos.
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"A incorporação da transmissão N DCT permite-nos expandir a filosofia 'Fun to Drive' da marca N", comenta o Vice-Presidente de Marketing e Produto da Hyundai Motor Europe, Andreas-Christoph Hofmann. Acrescentando que, "ao integrá-la no novo Hyundai Kauai N, estamos a oferecer uma variedade de recursos de condução de alta performance e a transformar o Hyundai Kauai N num verdadeiro 'hot SUV'.".
Com funções exclusivas
A par das alterações em termos de calibragem, a transmissão N DCT possui, ainda, algumas funções exclusivas de alta performance, como é o caso do N Power Shift, do N Grin Shift e N Track Sense Shift. Soluções que visam potenciar as capacidades do veículo, através de uma gestão dedicada das velocidades.
Começando pelo N Power Shift (NPS), é ativado quando o veículo acelera com mais de 90 por cento do acelerador, mitigando qualquer redução no binário, durante as mudanças de velocidade altas, de forma a garantir a potência máxima, nas rodas. Transmitindo não somente uma sensação de "empurrão" na passagem para as mudanças altas, como também uma sonoridade a acentuar o carácter desportivo, resultante do corte parcial do cilindro da saída de escape.
Quanto ao N Grin Shift (NGS), visa potenciar o desempenho do motor e da transmissão DCT, durante 20 segundos, com o veículo a mudar automaticamente para a velocidade mais adequada, de forma a garantir a aceleração máxima.
No entanto e para poder disfrutar desta função, o condutor tem de pressionar um botão no volante, iniciando uma contagem decrescente no cluster. Sendo que, após o boost surgido, será preciso esperar, pelo menos, 40 segundos, para poder voltar a ativá-lo novamente. Com a Hyundai a não deixar de destacar as vantagens desta funcionalidade, não apenas em pista, como forma de melhorar tempos, mas também numa qualquer ultrapassagem ou entrada na auto-estrada.
Finalmente, o N Track Sense Shift (NTS) otimiza a transmissão para uma condução em pista, permitindo que o condutor se concentre no volante.
Funcionalidade ativada automaticamente, a partir do momento em que o próprio carro reconhece a intenção do condutor de realizar uma condução mais dinâmica, o NTS seleciona a mudança e o tempo correto de mudança de velocidade, em condições de condução desportiva, para fornecer a melhor performance.
Estas três soluções 'N' vêem, assim, juntar-se, ao já conhecido N Grin Control System, o qual já integra cinco modos de condução diferenciados - Normal, Eco, Sport, N e Custom -, assim como à chamada Creep Function - função que faz o carro iniciar lentamente e de forma automática, a marcha, assim que levantamos o pé do travão. Mas que, nos modelos Hyundai N com caixa N DCT, pode ser desligada.
Finalmente, a caixa N DCT também permite ao condutor a possibilidade de optar pelo modo manual, utilizando as patilhas de mudança ou o botão de engrenagem.
Entretanto e nos tempos mais próximos, a Hyundai deverá não apenas levar a cabo a apresentação oficial do modelo, como também divulgar a data de chegada ao mercado e o respectivo preço. Resta aguardar...