Primeiro SUV 'N'. Hyundai apresenta Kauai N com 280 cv e 5,5s nos 0-100 km/h

A Hyundai apresentou o seu quinto modelo 'N', o Hyundai Kauai N, SUV com 2.0 Turbo de 280 cv e uma aceleração 0-100 km/h em 5,5 segundos.

Porque o prometido é devido, a Hyundai apresentou, esta quarta-feira, o seu quinto modelo 'N' - o Hyundai Kauai N. Um SUV de aspirações desportivas, a ostentar um 2.0 Turbo de 280 cv, e a prometer uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Ainda para este ano.

Depois dos hatchbacks i20, i30, i30 Fastback e Veloster, eis que a família de ambições mais desportivas da Hyundai, conhecida como 'N', ganha como membro, o seu primeiro crossover: o Hyundai Kauai N.

Concebido com promessas de desempenho genuinamente desportivo e uma experiência de condução mais apurada, o Kauai N recorre ao já conhecido quatro cilindros 2.0 litros GDI a gasolina, a debitar 280 cv de potência (290 cv em Overboost), para, em conjunto com a nova transmissão de dupla embraiagem e oito velocidades (N DCT) da Hyundai, assim como com um sistema de tracção apenas dianteiro, propor uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em somente 5,5 segundos, além de uma velocidade máxima fixada em 240 km/h.

A ajudar a estas prestações, três modos de "elevado desempenho", os quais, garante a marca sul-coreana, "certamente trarão um sorriso ao rosto do condutor". A começar, pelo N Power Shift - modo accionado automaticamente assim que o acelerador ultrapassa os 90% da pressão e que procura mitigar qualquer perda de binário nas passagens de caixa a subir, ao mesmo tempo que visa oferecer um evoluir mais suave e contínuo, sempre acompanhado por uma sonoridade a condizer.

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Já o modo N Grin Shift, garante cerca de 20 segundos de potência máxima, através de uma redução automática por parte da transmissão, seleccionando assim aquela que o fabricante descreve como "a mudança ideal" para o momento. Sendo que a Hyundai garante que este modo, o qual só pode ser utilizado durante um período de 40 segundos, será particularmente útil em pista, não deixando de ajudar, igualmente, na estrada e, por exemplo, nas ultrapassagens.

Finalmente, o N Track Sense Shift, foi concebido para uma utilização preferencialmente em circuito, optimizando as passagens de caixa em função do comportamento realizado pelo condutor, com vista a voltas mais rápidas.

Na apresentação deste novo modelo 'N', a Hyundai também deixou, ainda, a garantia de que o crossover pautar-se-á por um "desempenho sem compromissos", graças, também, à utilização de pneus desportivos Pirelli P Zero, feitos sob medida para as jantes em liga leve de 19". Às quais se junta um sistema de travagem também ele melhorado, de discos maiores, assim como reforços nas ligações ao solo, a procurarem garantir maior estabilidade nas curvas.

Importante é, também, a introdução de um diferencial electrónico de deslizamento limitado (eLSD), a que a Hyundai chama de N Corner Carving Differential. E que, ao reduzir a subviragem e a derrapagem, permite ao motorista fazer curvas a velocidades mais elevadas. Sendo que a própria suspensão, ajustável, pode tornar-se mais firme, com o simples pressionar de um botão.

Quanto à direcção, ganha, igualmente, nova afinação, nomeadamente, procurando apurar a precisão, o tacto e o feedback.

Com visual a condizer

Passando ao exterior, o Kauai N destaca-se dos restantes irmão, em particular, pelo generoso pack aerodinâmico, do qual faz parte um pára-choques dianteiro redesenhado e pára-lamas de maiores dimensões. Sendo que, em termos de cores, o modelo pode ser adquirido num exclusivo 'Sonic Blue', derivação do 'Performance Blue' que é a cor emblemática da divisão 'N'. E que se faz notar, igualmente, no interior.

De resto e no que ao habitáculo diz respeito, a Hyundai destaca, desde logo, as alterações feitas no sistema de infoentretenimento, o qual não só adopta um ecrã de 10", com comandos tácteis, como recorre a um painel de instrumentos 100% digital, cujo layout muda consoante o condutor selecciona os modos 'N' ou 'Sport'. Isto, além da possibilidade de registar os tempos por volta, mapas de circuitos e outras informações importantes, as quais são exibidas com um layout atrativo.

Igualmente disponíveis, botões nos quais o condutor pode inserir as suas preferências, de forma a garantir um mais fácil acesso às mesmas, sendo que, de série, surgem ainda o 'Launch Control' e sistema de escape com válvulas variáveis.

Ioniq 5 N a caminho?

Já sobre o futuro próximo da submarca 'N', a Hyundai assume a intenção de continuar a expansão da oferta de versões mais desportivas, "cada uma destinada a um segmento do mercado". E que, a partir de dada altura, assumirão, também, a eletrificação, como uma certeza.

Aliás, o fabricante cita o caso do novo crossover Ioniq 5, o qual é apontado como um potencial candidato a fazer parte da família 'N', graças à "enorme flexibilidade" que a nova plataforma e-GMP anuncia.

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Ao mesmo tempo, garantidos parecem estar, igualmente, mais alguns SUV, com o construtor a admitir, inclusivamente, já estar a estudar a "radicalização" o Tucson e do Santa Fé.