790 km com uma só carga. Hyundai Kauai EV fixa novo recorde de autonomia

O Hyundai Kauai EV acaba de bater o recorde de autonomia com uma só carga, ao realizar, com uma equipa de jornalistas ao volante, 790 km.

A Hyundai acaba de anunciar o derrube de mais um recorde no capítulo da Mobilidade 100% Elétrica, desta feita, com o Kauai EV. Modelo que acaba de estabelecer um novo recorde em termos de autonomia exclusivamente elétrica, ao realizar 790 quilómetros, com uma única carga!

Este novo recorde foi levado a cabo por uma equipa de testes do diário espanhol El País, cujos elementos conseguiram realizar um total de 790 quilómetros em circuito urbano. Derrubando, assim, a anterior marca de referência, que estava fixada nos 660 quilómetros, em 130 quilómetros!

Segundo a Hyundai, o Kauai EV em causa estava equipado com a bateria mais potente, de 64 kWh. E que, totalmente carregada à partida, permitiu à equipa manter-se a conduzir durante um total de 15 horas e 17 minutos, em pleno trânsito da capital espanhola, Madrid.

O painel de instrumentos do Hyundai Kauai que bateu o recorde, já muito perto da "meta"
O painel de instrumentos do Kauai que bateu o recorde, já muito perto da "meta"

Durante esse período de tempo, o veículo cumpriu os já referidos 790 km/h, a uma velocidade média de 52,19 km/h, e com um consumo médio de energia de 8,2 kWh, para cada 100 quilómetros. Valor que, recorde-se, fica substancialmente abaixo daquela que é a média oficial WLTP anunciada para este modelo - 14,7 kWh/100 km.

LEIA TAMBÉM
Primeiro SUV 'N'. Hyundai apresenta Kauai N com 280 cv e 5,5s nos 0-100 km/h

De salientar, ainda, que o Kauai EV utilizado neste desafio apresentava-se, com os seus 204 cv de potência, totalmente equipado e sem quaisquer modificações. Sendo que, ao longo das mais de 15 horas de condução, a equipa de três condutores foi revezando-se ao volante, até à última gota de energia nas baterias.

"Este recorde demonstra que o nosso SUV totalmente elétrico e ambientalmente sustentável, o Hyundai Kauai Electric, supera as expectativas para a condução quotidiana", comentou, sobre o feito, o Vice-Presidente de Marketing e Produto da Hyundai Motor Europe, Andreas-Christoph Hofmann. Acrescentando que, "esta é mais uma prova de que a Hyundai Motor é líder na mobilidade elétrica e de que a autonomia não deve ser um motivo para não se optar por um carro totalmente elétrico".

Foto: Turbo
Foi com uma unidade com bateria de 64 kWh igual a esta que a equipa do El País conseguiu bater o recorde. Foto: Turbo