Hyundai Kauai EV Premium 49 kWh. Refinamento e futurismo

A segunda geração do Hyundai Kauai EV carateriza-se pelo refinamento, sofisticação e futurismo numa gama que conta como versão de entrada o nível de equipamento Premium que combina o motor elétrico de 156 cv com uma bateria de 48,4 kWh, a qual oferece uma autonomia real de aproximadamente 300 km.

A segunda geração do Hyundai Kauai EV carateriza-se pelo refinamento, sofisticação e futurismo numa gama que conta como versão de entrada o nível de equipamento Premium que combina o motor elétrico de 156 cv com uma bateria de 48,4 kWh, a qual oferece uma autonomia real de aproximadamente 300 km.

Baseada numa plataforma totalmente nova, a segunda geração do SUV compacto da Hyundai registou uma evolução notória face à sua antecessora, começando pelas dimensões, com o comprimento exterior a aumentar 17,5 centímetros para 4,36 metros, a largura 2,5 centímetros para 1,83 metros, a altura dois centímetros para 1,58 metros e a distância entre-eixos seis centímetros para 2,66 metros.

As linhas exteriores transmitem um aspecto futurista e sofisticado, destacando-se a faixa luminosa na dianteira que a atravessa de ponta a ponta, os pára-choques que integram grupos óticos com lâmpadas LED de projeção total e faróis duplos.

Para o visual aerodinâmico contribuem as linhas fluidas, os arcos das rodas esculpidos com pneus dianteiros e traseiros embutidos, os painéis laterais com design de superfície paramétrico conectado e a moldagem cromada distintiva, que vai da cintura lateral ao spoiler cromado acetinado.

Na traseira, a luz Seamless Horizon complementa uma assinatura de iluminação LED. As jantes aerodinâmicas de 17” com raios que se assemelham a Pixels sublinham o caráter elétrico do Kauai EV, já que são exclusivas destas versões.

A tomada de carregamento elétrico está localizada no lado direito do pára-choques dianteiro, numa posição funcional quando se pretende utilizar postos rápidos, o quais geralmente têm uma mangueira relativamente curta, podendo obrigar à realização de várias manobras para se conseguir aceder eficazmente.

Interior minimalista

O interior do Kauai EV é muito semelhante ao do Ioniq 5, sendo dominado por linhas simples, quase minimalistas e por uma superfície digital panorâmica, constituída por dois ecrãs de 12,3”, sendo um para a instrumentação e outro para a gestão do sistema multimedia. Colocado na coluna da direção surge o selector shift-by-wire, uma espécie de alavanca rotativa para a selecção da marcha e botão de travão de estacionamento na sua extremidade.

O condutor não tem grandes dificuldades em encontrar a melhor posição atrás do volante,  graças às varias possibilidade de ajuste elétrico do assento, incluindo apoio lombar. A coluna da direção, por sua vez, é regulável manualmente em altura e profundidade. O assento do passageiro tem regulação manual, mas possui ajuste em altura.

A altura para a cabeça para os passageiros da frente é mais do que suficiente, assim como a largura. À semelhança de muitos concorrentes do Kauai EV, o espaço nos lugares dianteiros não é abundante por baixo dos pés. Para melhorar o conforto, o apoio das costas pode reclinar alguns graus.

Os espaços para arrumações incluem dois suportes para copos entre os bancos dianteiros e um grande compartimento por baixo do apoio de braços central. As bolsas nas portas podem acomodar garrafas de água pequenas.

O aumento da distância entre-eixos e o desenho fino dos bancos dianteiros teve como reflexo a disponibilização de um espaço generoso para as pernas dos ocupantes. O piso é totalmente plano, mas não é suficiente para tornar a fila confortável para três adultos. As costas rebatem numa configuração 40:20:40 para ampliar o volume da bagageira dos 466 litros até aos 1300 litros.

Bem equipado

A posição de condução é elevada, típica de um SUV, o que garante uma boa visibilidade para a frente, graças ao amplo pára-brisas, aos vidros laterais elevados e aos pilares relativamente finos. Isso constitui uma mais valia nos cruzamentos e nas rotundas. Já para trás, os grossos pilares penalizam a visão, sendo essa situação minimizada pelos sensores de estacionamento e pela câmara traseira.

O Kauai EV vem equipado, de série, com um sistema de informação e comunicação com ecrã tátil de 12,3” que inclui rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto, sistema de navegação. A configuração lógica do menú e a resposta rápida tornam-no num dos sistemas mais amigáveis para o utilizador da sua categoria. Os gráficos também são claros e facilmente legíveis.

Apesar de toda esta panóplia digital, o Kauai EV continua a oferecer um conjunto de botões físicos para acesso rápido a diversas funções como o ar condicionado ou os modos de condução, podendo os mesmos ser usados pelo condutor para evitar alternar entre diferentes menus. Todos os botões e comandos têm um aspeto robusto e fazem clique quando são usados.

Com i-Pedal

Refinado como todos os veículos elétricos, o Kauai EV oferece um comportamento dinâmico agradável, com o motor de 156 cv (115 kW) montado no eixo dianteiro a proporcionar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 162 km/h.

Apesar de suave e bem isolado, o Kauai EV está longe de ser particularmente ágil nas estradas mais sinuosas, já que a carroçaria tem tendência a balançar suavemente ao sabor das curvas. A direção leve facilita a condução em ambiente urbano, mas a reduzida firmeza não inspira grande confiança a entrar nas curvas mais depressa.

Em função do tipo de utilização estão disponíveis quatro modos de condução - Eco, Normal, Sport e Snow -, sendo também possível escolher o nível de intensidade da travagem regenerativa através de patilhas atrás no volante, incluindo o modo i-Pedal no mais elevado. De qualquer maneira, o sistema de travagem é bastante previsível, permitindo parar suavemente.

Elevada eficiência

A associação entre o modo Eco e o i-Pedal contribui para uma elevada eficiência em regime urbano / extra-urbano, com o computador de bordo a indicar valores de 12,1 kWh/100 km. Em auto-estrada, o consumo aumenta para os 20 kWh/100 km.

A média combinada registada durante o ensaio situou-se nuns simpáticos 16,8 kWh/100 km, o que se traduz num custo de 3,36 euros num carregamento doméstico com uma tarifa de 0,20€/kWh.

A autonomia em condições reais de 288 km é inferior aos 377 km anunciados pela marca, mas, mesmo assim, é mais suficiente para a maioria das utilizações no dia-a-dia. Em caso de necessidade é sempre possível recuperar até 114 quilómetros de autonomia por cada 15 minutos de carga máxima em corrente contínua, sendo a potência máxima de carregamento de 74 kW.

Para carregamento em corrente alterna, o Kauai EV conta com um carregador de bordo trifásico de 11 kW, operação que demora cerca de 5h15m. Num posto de 7,4 KW, o tempo de carregamento aumenta para 7h45m.

Para apoiar a condução, este SUV-B elétrico conta com o nível mais avançado de funcionalidades Hyundai Smart Sense, que compreende o regulador inteligente da velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade control inteligente, assistente de alerta de fadiga do condutor, assistente de máximos, sistema de manutenção na faixa de rodagem, alerta de arranque do veículo dianteiro.

Referência para a garantia geral de sete anos sem limite de quilómetros, oito anos para a bateria de alta voltagem ou 160 mil quilómetros, sete anos de assistência em viagem e igual número de anos de check-ups gratuitos.

VEREDICTO

No mercado nacional, a versão de entrada do Kauai EV consiste no nível de equipamento Premium que já oferece uma dotação bastante completa por um preço de 43 490 euros, incluindo ar condicionado automático de duas zonas com sistema de desembaciamento automático, chave inteligente com botão de ignição, travão de estacionamento elétrico, sistema de navegação, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros. Para quem pretende um elétrico futurista, com bastante espaço a bordo e uma elevada eficiência energética, o Kauai EV não deixa de ser uma proposta interessante, não obstante o preço relativamente elevado, mas, lamentavelmente, essa é uma situação extensível a todos os elétricos e os apoios à aquisição pelos particulares continuam a ser miseráveis. Curiosamente, as metas de descarbonização da Comissão Europeia não foram alteradas. Relativamente ao seu antecessor, o novo Kauai EV evoluiu bastante, designadamente em termos dinâmicos, mas ainda está longe de ser particularmente ágil nos traçados mais sinuosos. Por outro lado, os baixos custos de utilização, especialmente se a opção recair em carregamentos domésticos, constitui uma excelente notícia para os orçamentos familiares.

FICHA TÉCNICA

Hyundai Kauai EV Premium 49 kWh

PREÇO  43 490€

MOTOR Elétrico (1)

POTÊNCIA 115 kW (156 CV)

BINÁRIO 255 NM

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,36/1,83/1,58 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,66 M

PESO 1690 KG

MALA 466 - 1300 L

ACEL 0 - 100 KM 8,8 S

VEL. MAX 162 KM/H

CONSUMO WLTP 14,6 (16,8*) kW/100 km

EMISSÕES 0 G/KM

CAPACIDADE BATERIA 49,0 KWH

AUTONOMIA 377 KM (288 km*)

TEMPO DE CARGA 4H00M (11 KW) 41M - 20% A 80% (74 KW) 

IUC 0 €

* Medições Turbo

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