Preços conhecidos. Novo Hyundai Kauai EV chega a Portugal com 514 km de autonomia

Mais potência e autonomia são os principais argumentos do novo Hyundai Kauai EV que começa a ser comercializado no mercado nacional

Mais potência e autonomia são os principais argumentos do novo Hyundai Kauai EV que começa a ser comercializado no mercado nacional no início de abril. Este SUV compacto será proposto em dois níveis de equipamento, Premium e Vanguard, que estão associados a duas baterias

A Hyundai inicia a comercialização da segunda geração Kauai EV em Portugal no início de abril, que estará disponível em dois níveis de equipamento, Premium e Vanguard, associados às baterias de 48,4 kWh e 65,4 kWh.

Baseado numa plataforma totalmente nova, a segunda geração do SUV compacto da Hyundai chega ao nosso país algum tempo após a introdução das versões a gasolina e híbrida.

Relativamente ao modelo que substitui, o novo Kauai EV cresceu 15 centímetros no comprimento exterior para 4,36 metros, 2,5 centímetros na largura para 1,83 metros e 6,0 centímetros na distância entre-eixos para 2,66 metros. A altura também aumentou ligeiramente (2,0 cm) para 1,58 metros.

Estilo robusto

Em termos estéticos, a Hyundai rompeu com o processo de design convencional de veículos de combustão interna para elétricos, tendo desenvolvido o estilo de veículo elétrico para viatura com motor de combustão. Isto resultou num design exterior futurista centrado no EV, no qual a pureza dinâmica se encontra com a robustez corajosamente esculpida. 

O caráter robusto e desportivo do SUV é personificado pelos arcos das rodas esculpidos com luzes dianteiras e traseiras embutidas, painéis laterais com design de superfície paramétrico conectado e moldagem cromada distintiva, que vai da cintura lateral ao spoiler cromado acetinado. O design das jantes de 18'' com raios especialmente concebidos realça o carácter do Kauai.

A versão elétrica do Kauai distingue-se pela a luz de horizonte Pixelated Seamless (na versão Vanguard) e gráficos Pixel acrescentam um toque único. As cores exteriores vivas realçam ainda mais o design icónico do Kauai, inspirando-se nos diversos estilos de vida do vasto espetro de clientes do modelo.

Duas motorizações

O Kauai EV continua a ser proposto em duas variantes de tração dianteira, que agora disponibilizam potências de 115 kW (156 cv) e 160 kW (218 cv) em vez de 100 kW (136 cv) e 150 kW (204 cv), o que se traduz em melhores tempos na aceleração dos 0 aos 100 km/h (8,8 segundos e 7,8 segundos) e na velocidade máxima (162 km/h e 172 km/h).

A capacidade da bateria também aumentou, sendo agora de 48 kWh e 64 kWh contra 39 kWh e 65 kWh. Como consequência, a autonomia anunciada em ciclo WLTP também é maior, de até 377 km e 514 km, respetivamente.

Apesar do aumento da capacidade da bateria, o tempo de carregamento de 10% a 100% em corrente contínua diminuiu para 41 minutos. A potência máxima de carregamento é agora de 100 kW. Em corrente alterna a 11 kW é possível carregar totalmente a bateria de 48 kWh em 4h55m e a de 65 kWh em 6h25m.

A eficiência energética assegurada por um sistema de regeneração inteligente e por um modo de condução i-Pedal. O consumo média anunciado é de 14,6 kWh/100 km para a versão de 115 kW e entre 14,7 a 16,6 kWh/100 km para a mais potente de 160 kW.

Mais equipamento

O interior do Kauai EV é muito semelhante ao do Hyundai Ioniq 5. A arquitetura centrada no condutor na fila da frente é acentuada por um C-Pad horizontal flutuante com um ecrã panorâmico duplo de 12,3'' integrado, que vinca o caráter high-tech do Kauai. 

Colocado na coluna de direção surge o novo seletor shift by wire, uma espécie de alavanca de ponta rotativa para seleção da direção de marcha e com o botão do travão de estacionamento elétrico na sua extremidade.

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A dotação de série é bastante completa, não faltando o sistema de navegação, rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto, ar condicionado automático de duas zonas, duas entradas USB-C à frente e atrás, jantes de liga leve. 

Assistências várias

A nível da assistência também não falta o alerta de vigília do condutor e a panóplia de sistemas de assistência à condução Hyundai Smart Sense (entre os quais a travagem automática de emergência, o programador de velocidade inteligente e ativo e o alerta de tráfego pela traseira, conjugado com as ajudas ao estacionamento, entre outros). A conjugação destes sistemas permite oferecer uma condução autónoma de nível 2.

Entre as outras funcionalidades tecnológicas presentes no Kauai EV referência para a "Chave Digital 2.0", que permite a abertura das portas através de um smartphone ou o V2L (vehicle-to-load) para o carregamento de dispositivos externos através de uma tomada no interior. Além disso também é possível partilhar o carregamento com uma bicicleta elétrica com recurso a à utilização de um adaptador.

O novo Kauai EV está disponível no mercado nacional nos níveis de equipamento Premium e Vanguard, com preços a partir de 43 490 euros e 48 790 euros, respetivamente. A primeira opção está associada à bateria de 48,4 kWh com motor elétrico de 156 cv, sendo anunciado um consumo médio de energia de 14,6 kWh/100 km. A segunda alternativa inclui a bateria de 65,4 kWh e motor elétrico de 218 cv, com consumo médio entre 14,7 kWh e 16,6 kWh/100 km.

Mais potência e autonomia são os principais argumentos do novo Hyundai Kauai EV que começa a ser comercializado no mercado nacional no início de abril. Este SUV compacto será proposto em dois níveis de equipamento, Premium e Vanguard, que estão associados a duas baterias

A Hyundai inicia a comercialização da segunda geração Kauai EV em Portugal no início de abril, que estará disponível em dois níveis de equipamento, Premium e Vanguard, associados às baterias de 48,4 kWh e 65,4 kWh.

Baseado numa plataforma totalmente nova, a segunda geração do SUV compacto da Hyundai chega ao nosso país algum tempo após a introdução das versões a gasolina e híbrida.

Relativamente ao modelo que substitui, o novo Kauai EV cresceu 15 centímetros no comprimento exterior para 4,36 metros, 2,5 centímetros na largura para 1,83 metros e 6,0 centímetros na distância entre-eixos para 2,66 metros. A altura também aumentou ligeiramente (2,0 cm) para 1,58 metros.

Estilo robusto

Em termos estéticos, a Hyundai rompeu com o processo de design convencional de veículos de combustão interna para elétricos, tendo desenvolvido o estilo de veículo elétrico para viatura com motor de combustão. Isto resultou num design exterior futurista centrado no EV, no qual a pureza dinâmica se encontra com a robustez corajosamente esculpida. 

O caráter robusto e desportivo do SUV é personificado pelos arcos das rodas esculpidos com luzes dianteiras e traseiras embutidas, painéis laterais com design de superfície paramétrico conectado e moldagem cromada distintiva, que vai da cintura lateral ao spoiler cromado acetinado. O design das jantes de 18'' com raios especialmente concebidos realça o carácter do Kauai.

A versão elétrica do Kauai distingue-se pela a luz de horizonte Pixelated Seamless (na versão Vanguard) e gráficos Pixel acrescentam um toque único. As cores exteriores vivas realçam ainda mais o design icónico do Kauai, inspirando-se nos diversos estilos de vida do vasto espetro de clientes do modelo.

Duas motorizações

O Kauai EV continua a ser proposto em duas variantes de tração dianteira, que agora disponibilizam potências de 115 kW (156 cv) e 160 kW (218 cv) em vez de 100 kW (136 cv) e 150 kW (204 cv), o que se traduz em melhores tempos na aceleração dos 0 aos 100 km/h (8,8 segundos e 7,8 segundos) e na velocidade máxima (162 km/h e 172 km/h).

A capacidade da bateria também aumentou, sendo agora de 48 kWh e 64 kWh contra 39 kWh e 65 kWh. Como consequência, a autonomia anunciada em ciclo WLTP também é maior, de até 377 km e 514 km, respetivamente.

Apesar do aumento da capacidade da bateria, o tempo de carregamento de 10% a 100% em corrente contínua diminuiu para 41 minutos. A potência máxima de carregamento é agora de 100 kW. Em corrente alterna a 11 kW é possível carregar totalmente a bateria de 48 kWh em 4h55m e a de 65 kWh em 6h25m.

A eficiência energética assegurada por um sistema de regeneração inteligente e por um modo de condução i-Pedal. O consumo média anunciado é de 14,6 kWh/100 km para a versão de 115 kW e entre 14,7 a 16,6 kWh/100 km para a mais potente de 160 kW.

Mais equipamento

O interior do Kauai EV é muito semelhante ao do Hyundai Ioniq 5. A arquitetura centrada no condutor na fila da frente é acentuada por um C-Pad horizontal flutuante com um ecrã panorâmico duplo de 12,3'' integrado, que vinca o caráter high-tech do Kauai. 

Colocado na coluna de direção surge o novo seletor shift by wire, uma espécie de alavanca de ponta rotativa para seleção da direção de marcha e com o botão do travão de estacionamento elétrico na sua extremidade.

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A dotação de série é bastante completa, não faltando o sistema de navegação, rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto, ar condicionado automático de duas zonas, duas entradas USB-C à frente e atrás, jantes de liga leve. 

Assistências várias

A nível da assistência também não falta o alerta de vigília do condutor e a panóplia de sistemas de assistência à condução Hyundai Smart Sense (entre os quais a travagem automática de emergência, o programador de velocidade inteligente e ativo e o alerta de tráfego pela traseira, conjugado com as ajudas ao estacionamento, entre outros). A conjugação destes sistemas permite oferecer uma condução autónoma de nível 2.

Entre as outras funcionalidades tecnológicas presentes no Kauai EV referência para a "Chave Digital 2.0", que permite a abertura das portas através de um smartphone ou o V2L (vehicle-to-load) para o carregamento de dispositivos externos através de uma tomada no interior. Além disso também é possível partilhar o carregamento com uma bicicleta elétrica com recurso a à utilização de um adaptador.

O novo Kauai EV está disponível no mercado nacional nos níveis de equipamento Premium e Vanguard, com preços a partir de 43 490 euros e 48 790 euros, respetivamente. A primeira opção está associada à bateria de 48,4 kWh com motor elétrico de 156 cv, sendo anunciado um consumo médio de energia de 14,6 kWh/100 km. A segunda alternativa inclui a bateria de 65,4 kWh e motor elétrico de 218 cv, com consumo médio entre 14,7 kWh e 16,6 kWh/100 km.