Apenas algumas horas após anunciar a sua transformação numa marca exclusivamente elétrica, para a Europa, a Hyundai acaba de divulgar um teaser oficial daquela que será a futura gama 100% elétrica Ioniq. Da qual fará parte, entre outras propostas, um SUV de dimensões generosas, denominado Ioniq 7.
Aguardado para 2024, este novo SUV 100% elétrico da Hyundai, juntar-se-á, assim, ao já disponível Ioniq 5, assim como ao também já aguardado sedan Ioniq 6. Este último, com chegada prevista para 2022.
Presente, tal como os restantes, no teaser agora divulgado, o Ioniq 7 anuncia, mesmo com as suas dimensões imponentes, uma silhueta aerodinâmica. Graças, desde logo, a um pára-brisas fortemente reclinado, complementado com um tejadilho mergulhante, em direcção ao pilar D.
De resto e ainda quanto ao design, subscreve aquela que é a nova linguagem estética da marca, acrescida, neste caso, de uma barra horizontal em LED na frente e complementada com duas outras barras, em LED, na vertical e nas extremidades dos pára-choques. Soluções que, no entanto, dificilmente passarão incólumes para o modelo de produção, ao contrário do que poderá acontecer com as cavas das rodas quadradas e jantes de design também ele rectilíneo.
LEIA TAMBÉM
Ioniq torna-se submarca da Hyundai para os elétricos
Recordar, ainda, que, todas as propostas Ioniq terão por base uma plataforma E-GMP dedicada, sendo que, no caso do Ioniq 7, tudo aponta para que esta permita a presença de três filas de bancos, com seis ou sete lugares. Sendo que, a extensa distância entre eixos, faz acreditar, igualmente, na adopção de uma bateria de grande dimensão e capacidade, seguindo, de resto, as informações já avançadas pela Hyundai. Que revelou que o modelo recorrerá às novas baterias SK Innovation, com capacidade de 100 kW e tecnologia de 800V, capazes de oferecer uma autonomia de mais de 480 quilómetros.
Aliás, o fabricante sul-coreano também já anunciou que, a versão AWD, recorrerá a uma configuração de dois motores, a garantir uma potência combinada de 313 cv.
Finalmente e por se tratar de uma proposta topo de gama na família Ioniq, é expectável que o modelo integre todos os sistemas de apoio à condução e segurança, incluindo o Highway Driving Pilot com Nível 3 de condução autónoma. Assim como uma suspensão a ar, sistema de quatro rodas direccionais, câmaras em substituição dos espelhos retrovisores convencionais e um tejadilho solar. Algo que, de resto, foi já avançado pelo The Korean Blog.