A Hyundai acaba de desvendar o mais recente elemento da sua família 100% elétrica Ioniq, uma insinuante berlina que adopta o nome de Ioniq 6. Com chegada ao mercado lá mais para o final deste ano, esta nova proposta promete, desde já, autonomias até 610 km, com potências que podem chegar aos 325 cv.
Desvendado também através de um vídeo que aqui reproduzimos, o novo Hyundai Ioniq 6 tem por base a mesma plataforma, por exemplo, do Ioniq 5, a Electric Global Modular Platform (e-GMP), opção que não só permite a adopção de vários tipos de trens de força e dimensões de baterias, como e inclusivamente, algumas soluções muito idênticas às do crossover 100% elétrico já em comercialização.
No entanto e começando pela tecnologia, o anúncio de que o Ioniq 6 chegará ao mercado com dois tamanhos de baterias de iões de lítio - 53,0 e 77,4 kWh -, assim como com dois tipos de propulsão - tracção apenas dianteira ou integral. Sendo que, no caso da versão de um só motor, o modelo deverá anunciar uma potência a rondar os 229 cv, enquanto a variante de dois motores, deverá conseguir oferecer 333 cv de potência.
Ainda no caso da versão de um só motor, a Hyundai avança que deverá ser caaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,1 segundos, beneficiando, igualmente, de um coeficiente de aerodinâmica bem melhor que o do Ioniq 5, ou seja, de apenas 0.21Cd.
Aliás e com dimensões exteriores que passam pelos 4,85 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,49 m de altura, além de uma distância entre eixos de 2,95 mm, o Ioniq 6 promete competir com o Tesla Model 3 não apenas no tamanho, como também em termos de consumos. Contribuindo, dessa forma, para garantir, por exemplo, que a versão com bateria de 77,4 kWh, possa atingir até 610 km com uma só carga de bateria!
LEIA TAMBÉM
Hyundai revela oficialmente o design final do Ioniq 6
Por outro lado e, neste caso, graças à opção pela plataforma e-GMP, as vantagens da presença de uma arquitectura elétrica de 800V e que permite potências de carregamento até 350 kW. Levando a que o modelo possa recuperar até 80% da capacidade da bateria, partindo dos 10%, em não mais que 18 minutos.
Passando à estética, a afirmação da Hyundai de que o Ioniq 6 incorpora "os conceitos de Sensuous Sportiness e futurismo optimista", concretizados naquilo a que a marca chama de "streamliner", ao invés de sedan. Sendo que não faltam semelhanças com o concept Prophecy, como é o caso das decorações de luz em estilo pixel, do spoiler traseiro tipo rabo de pato, ou ainda dos ombros marcados por uma linha curva.
De resto e num modelo cuja linha de tejadilho surge cerca de 200 mm mais alta que a do showcar, desde logo, devido à espessura da bateria (150 mm), um naipe de cores com os quais a marca pretende fazer salientar as linhas deste coupé, do qual fazem parte, por exemplo, o vermelho metalizado, além de vários azuis e verdes.
A importância do interior
Passando ao habitáculo, uma oferta de um esquema cores que passa pelo cinza de dois tons, verde oliva escuro com cinza claro, preto com castanho claro e preto, com o design a ser marcado, ainda, por um extenso painel com dois displays de 12,0 polegadas, que fazem as vezes de painel de instrumentos e ecrã de infotainment. Este último, a permitir o emparelhamento de vários smartphones ao mesmo tempo, os quais poderão ter utilizações diferentes.
Quanto à consola entre os bancos, é ajustável como forte de, sempre que necessário, libertar espaço à frente, ao mesmo tempo que e graças à generosa distância entre eixos, surge a promessa de quotas de habitabilidade convincentes em ambas as filas.
Aliás e quando comparado com o irmão Ioniq 5, este Ioniq 6 surge com um enfoque maior no condutor e na condução, graças, desde logo, à presença de um modo 'EV Performance", o qual permite ao condutor configurar vários aspectos na condução, segundo as necessidades do momento. Sendo que também a iluminação interior muda consoante o tipo de condução adoptado.
Finalmente, referência, igualmente, para as preocupações ambientais, com o interior a ser decorado com uma variedade de materiais ecológicos, como é o caso do couro artificial tingido de linhaça, plásticos PET reciclados, tintas à base de óleo vegetal e redes de pesca recicladas.
Com chegada ainda este ano
A terminar, referir, ainda, que a Hyundai tem previsto iniciar a produção deste Ioniq 6 no terceiro trimestre de 2022, com a entrega das primeiras unidades a acontecer lá mais para o final do ano.
Quanto a preços, só lá mais para perto da chegada ao mercado.