A Hyundai apresentou o esboço de design do futuro Ioniq 6, um crossover elétrico com autonomia superior a 480 quilómetros, que estará disponível em versões com dois motores ou apenas um.
Em março de 2020, a Hyundai manifestou a intenção de desenvolver um concorrente direto do Tesla Model 3 com a apresentação do protótipo Prophecy. A berlina elétrica tinha um aspecto de Porsche 911 elétrico de quatro portas, mas as fotos-espia posteriores indicavam algumas alterações.
O imagem teaser mais recente do carro de produção indicia que a marca sul-coreana decidiu recuar no tempo ao mostrar o veículo de emissões zero num esboço demasiado bom para ser verdade.
O denominado "veículo aerodinâmico eletrificado" irá aparecer em mais algumas imagens de pré-visualização nos próximos dias, acabando por ser revelado todo o interior e exterior até ao final de julho. As especificações técnicas, porém, são deverão ser anunciadas em julho, provavelmente no Salão Automóvel de Busan.
Plataforma E-GMP
Entretanto, o BMW i4 irá utilizar a mesma plataforma E-GMP, assim como o crossover Ioniq 5 e o SUV de maiores dimensões e três filas Ioniq 7 que deverá chegar em 2023.
Se os rumores corresponderem à verdade, o desenvolvimento do carro teve alguns problemas e os engenheiros tiveram de fazer algumas alterações substanciais. A versão de produção do Ioniq 6 terá mais dois centímetros de comprimento do que o previsto inicialmente e os pára-choques tiveram de ser totalmente redesenhados.
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Além disso, o pack de baterias de 77,4 KWh também será ligeiramente maior e um sistema de infoentretenimento mais esguio do que o do Ioniq 5.
Na altura do lançamento, a versão topo de gama terá dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada superior a 300 cv. A Hyundai está a trabalhar numa versão desportiva do crossover Ioniq 5, mas ainda é cedo para saber se o Ioniq 6 terá uma variante N.
No outro extremo da gama haverá uma versão com um motor elétrico, tração traseira e menos de 200 cv. A carroçaria aerodinâmica permitirá uma melhor eficiência e mais autonomia, que deverá ser superior a 480 quilómetros.