Depois do impacto causado com o Ioniq 5, a Hyundai prepara já o segundo modelo da sua nova família de automóveis 100% elétricos, intitulada Ioniq. Baptizado de Ioniq 6 e inspirado no Prophecy Concept desvendado em 2020, a futura proposta do construtor de Seul fica, desde já, agendada para próximo ano.
A notícia foi avançada pelos media sul-coreanos, segundo os quais, o Hyundai Motor Group tem vindo a trabalhar, a toda a velocidade, na sua nova plataforma para veículos 100% elétricos, de nome E-GMP. A qual, além de servir de base para o Ioniq 5, será também o ponto de partida para este novo Ioniq 6.
Ainda de acordo com as mesmas fontes, o Ioniq 6 será um sedan 100% elétrico, com base no Hyundai Prophecy Concept que a marca sul-coreana desvendou o ano passado. Sendo que, neste momento, por apurar está se o novo modelo seguirá as linhas já conhecidas do Ioniq 5, ou se, pelo contrário, desvendará uma nova linguagem de design, a seguir igualmente pelas futuras propostas Ioniq.
Certo, parece ser, contudo, que este novo modelo disporá de uma autonomia superior à do Ioniq 5, o qual anuncia entre 650 e 700 km com uma só carga. No caso do 6, graças não somente a uma maior distância entre eixos, como também à capacidade para albergar um pack de baterias maior do que o do irmão mais compacto.
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A par da autonomia, o Ioniq 6 deverá garantir, também, uma capacidade de aceleração superior à do compacto, assim como uma potência de carregamento rápido capaz de responder às necessidades de uma berlina concebida para as viagens mais longas.
Entretanto e embora nem mesmo o Ioniq 5 esteja ainda em comercialização, notícias provenientes, igualmente, da Coreia do Sul, referem que, além do Ioniq 6, a Hyundai estará já a pensar num Ioniq 7 - um SUV 100% elétrico de dimensões generosas, que assim se juntará ao compacto e à berlina, os outros dois membros já esperados da mesma família Ioniq.
Objectivo: mais de meio milhão de carros em 2025
Entretanto e ainda antes da chegada de qualquer um dos restantes modelos, a Hyundai deverá começar por arrancar com a comercialização do Ioniq 5, ainda durante este segundo quadrimestre de 2021. Modelo relativamente ao qual o construtor anunciou ter recebido, até ao momento, qualquer coisa como 42 mil reservas. Número que, a confirmar-se, anuncia mais um caso de excesso de procura, face àquelas que são as possibilidades anunciadas de produção.
De resto, o próprio Hyundai Motor Group anunciou, igualmente, o objectivo de terminar 2021 com um total de 160.000 carros comercializados por ano, resultado de um line-up com oito modelos. Já em 2025, ano em que a oferta terá subido para um total de 12 modelos, a marca sul-coreana espera estar a vender 560.000 carros por ano.