A Hyundai acaba de lançar uma campanha global de promoção daquele que pretende ser um futuro serviço de táxis autónomos, com base numa versão robotáxi do Ioniq 5, cuja primeira aplicação terá lugar já em 2023, nos EUA.
Desenvolvida sob o mote "Innovation Begins, from Very Human Things", esta nova campanha global visa dar a conhecer aquela que é a visão da Hyundai sobre robotáxis autónomos. Cuja aplicação será, a partir de agora, levada a cabo pelo líder global em tecnologia de condução autónoma, a Motional, já em 2023.
Segundo revela a marca sul-coreana em comunicado, a Motional vai trabalhar em parceria com serviços de transporte privado nos EUA, para a implementação dos veículos autónomos de nível 4 nas principais cidades dos Estados Unidos.
Entretanto, na base deste serviço de transporte, estará a versão robotáxi do conhecido Hyundai Ioniq 5 revelada pela primeira vez no IAA Mobility 2021 e que é descrito como um veículo autónomo SAE de nível 4, capaz de operar em segurança, sem condutor. Isto, também graças ao hardware e software desenvolvido pela Motional.
LEIA TAMBÉM
Hyundai Ioniq 5. Crossover elétrico ganha mais autonomia e tecnologia
De resto, a marca sul-coreana destaca o facto do Ioniq 5 robotáxi ser "Uma solução de mobilidade com humanidade no interior - e não apenas sem um condutor humano". Sendo que, o objectivo da Hyundai, é que o automóvel seja totalmente autónomo, mantendo aquilo que o fabricante diz ser "um toque humano".
A procurar explicar esta ideia, os vídeos promocionais lançados pela Hyundai e que têm como figura principal o Ioniq 5 robotáxi. E cujo primeiro episódio aqui reproduzimos.
A estrear nos EUA
A terminar, tanto a Hyundai, como a Motional, assumem o objectivo de arrancar com o transporte público de passageiros no Ioniq 5 robotáxi já em 2023, a começar, pela cidade norte-americana de Las Vegas.
A partir daí, seguir-se-ão outras cidades norte-americanas e, numa etapa posterior, o resto do mundo.