Hyundai Ioniq 5. Conheça as cinco funcionalidades que o distinguem da rival Tesla

Carregar um outro veículo elétrico ou recuperar mais rapidamente a capacidade da bateria são algumas das funcionalidades do Hyundai Ioniq 5.

Procurando afirmar-se face à Tesla, atualmente a marca-referência em termos de Mobilidade Elétrica, a Hyundai destaca cinco funcionalidades em que o seu novo EV, o Ioniq 5, é superior aos modelos da marca norte-americana. Faz ideia quais são?

O Hyundai Ioniq 5 acaba de ser lançado, mas já está a causar muita sensação, uma vez que oferece funcionalidades que não existem nos automóveis da Tesla. 

Para começar, conta com uma arquitetura elétrica de 800V, idêntica à do Porsche Taycan, e o dobro do sistema de 400V da Tesla. Isto permite um carregamento rápido.

https://youtu.be/jTiI1XPElK8

A marca sul-coreana reivindica que são necessários apenas 18 minutos para recuperar 80% cento da capacidade da bateria. A porta de carregamento pode ser aberta com um botão, com a chave ou a app de smartphone.

LEIA TAMBÉM
Com várias potências e motores. Hyundai apresenta revolucionário Ioniq 5

O SUV elétrico sul-coreano estreia o sistema Vehicle-to-Load (V2L). Esta funcionalidade permite a utilização da energia da bateria para carregar outros dispositivos elétricos através de uma ficha na porta de carregamento ou um tomada no banco traseiro.

Segundo a Hyundai, esta funcionalidade permite ao Ioniq 5 carregar outros veículos elétricos em situações de emergência.

Nova plataforma E-GMP

A utilização da mova plataforma E-GMP permitiu à Hyundai disponibilizar uma distância entre eixos de 2,99 metros, que é superior aos 2,95 metros do Tesla e a qualquer outro modelo da marca sul-coreana. Isto traduz-se em mais espaço interior e num piso totalmente plano, cortesia da nova arquitetura elétrica dedicada.

Outra funcionalidade é a denominada Relaxation, que consiste na possibilidade de inclinação quase total dos bancos dianteiros. A Hyundai diz que isto pode ser usado durante o carregamento ou para descansar. Quer o painel de instrumentos, quer o ecrã tátil central têm uma dimensão de 12,3 polegadas. 

O Hyundai Ioniq 5 dispõe igualmente do modo Trailer, que ajusta automaticamente a autonomia em função do peso do reboque. Outra funcionalidade é a da condução com um só pedal, à semelhança de outros veículos elétricos, mas a principal diferença é que pode parar numa descida íngreme.

Finalmente, o novo SUV elétrico da Hyundai também conta com um sistema de estacionamento remoto. O condutor pode decidir permanecer no veículo ou sair e utilizar a chave para concluir o estacionamento.

O Ioniq 5 também tem painéis solares no tecto que ajudam a carregar a bateria e evitam que a bateria de 12V fique descarregada.