Hyundai Ioniq 5. Crossover elétrico ganha mais autonomia e tecnologia

Com menos de um ano de comercialização, o Hyundai Ioniq 5 recebe a sua primeira evolução, traduzida num aumento da capacidade da bateria.

Com ainda menos de um ano de comercialização, o crossover elétrico da Hyundai Ioniq 5 prepara-se já para receber a sua primeira evolução, traduzida não somente na adopção de uma bateria maior, como também e de forma a manter-se competitivo, tecnologia adicional.

Apesar de contar, hoje em dia, já com uma gama adaptada aos dias de hoje, a Hyundai não dorme à sombra dos louros e prepara-se para fazer algumas melhorias no seu elétrico de referência, o Ioniq 5. O qual, depois de ter sido lançado no mercado em 2021, vai agora receber uma nova bateria e algumas actualizações tecnológicas.

Segundo a Autocar, o Hyundai Ioniq 5 irá ganhar 4,8 kWh na sua bateria, a qual passa, assim, dos 72,6 kWh com que foi lançado, para 77.4 kWh. Até ver, esta será a única opção no mercado português e continuará a estar associada a dois motores eléctricos, com uma potência combinada de 218 cv.

O Hyundai Ioniq 5 prepara-se para receber o seu primeiro pacote de evoluções. Foto: Turbo
O Hyundai Ioniq 5 prepara-se para receber o seu primeiro pacote de evoluções. Foto: Turbo

Contudo, ainda não são conhecidos os ganhos, oficiais, em termos de autonomia.

O crossover coreano passará também a contar com uma função que permite controlar automaticamente a temperatura da bateria, optimizando assim o carregamento, tanto em condições de calor, como de frio.

LEIA TAMBÉM
Depois dos motores de combustão. Hyundai interrompe aposta na hidrogénio

Outra novidade é a adopção de amortecedores inteligentes. Esta solução trará melhorias, não só no conforto, mas também no controlo dos movimentos da carroçaria e reacções do eixo traseiro, levando a um melhor comportamento em curva.

À semelhança de modelos como o Honda-e, será agora possível configurar o Ioniq 5 com retrovisores digitais, um opcional que já estava disponível nas unidades vendidas na Coreia do Sul, mas que é uma estreia para a marca, na Europa.

Mexer para sobreviver

Andreas-Cristoph Hofmann, vice-presidente de Marketing e Produto da Hyundai, afirma que o Ioniq 5 tem sido muito bem sucedido desde o lançamento, tanto em termos de vendas, como na elevação da imagem da marca.

A bateria, mas também o sistema de carregamento, são alguns dos aspectos que registam melhorias com esta atualização. Foto: Turbo
A bateria, mas também o sistema de carregamento, são alguns dos aspectos que registam melhorias com esta atualização. Foto: Turbo

No entanto, "o segmento [dos crossovers] está cada vez mais competitivo, e iremos fazer várias actualizações para defender a nossa posição enquanto líderes tecnológicos do mercado", afirma o responsável.

Ainda não há informação em relação a possíveis mudanças nas versões e preços, resultantes desta actualização.