Depois de já ter estreado a fórmula na Coreia, a Hyundai acaba de desvendar uma espécie de irmão europeu do Casper, de nome Inster. O qual, retocado de forma a corresponder aos gostos do Velho Continente, inclusive, na propulsão (elétrica), anuncia-se agora como o novo mini-SUV da marca sul-coreana, apontado ao patamar abaixo dos 20 mil euros!
Fortemente inspirado no pequeno SUV que a marca de Seul comercializa apenas no mercado sul-coreano, o novo Hyundai Inster destaca-se, desde logo, por uma estética futurista e vanguardista, na qual se destaca a iluminação LED à frente e atrás, acrescida de jantes cujas dimensões podem variar entre as 15 e as 17". E, tudo isto, num corpo igualmente "esticado" face ao modelo original.
Com mais 230 mm no comprimento e mais 180 mm na distância entre eixos que o Casper, o Inster promete intrometer-se entre os segmentos A e B, rivalizando, na encarniçada luta dos pequenos SUV, tanto com propostas como o Toyota Aygo X ou o Suzuki Ignis, como com adversários como o Toyota Yaris Cross ou o Peugeot E-2008. Sendo que a Hyundai já prometeu, inclusivamente, uma versão de imagem ainda mais aventureira, matizada de Inster Cross, com um design "mais robusto e vocacionado para os ambientes extremos".
Interior herdado… com upgrades
Quanto ao interior, foi igualmente herdado, em grande parte, do modelo sul-coreano, embora com uma série de upgrades tecnológicos e nos revestimentos.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_bancotraseiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_tomadaUSB.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_bancotraseirolateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_bancotraseirolat2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_carregadortras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_bancosrebatidos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_portainterior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_bagageira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/HyundaiInsterAprs2024_consolacentral.jpg]A concentrar atenções, dois ecrãs de 10,25" e que são significativamente maiores que os do Casper, aos quais e embora dependendo sempre do nível de equipamento escolhido, pode ainda ser acrescido uma prateleira de carregamento wireless para smartphones, iluminação ambiente em LED com 64 cores disponíveis, bancos dianteiros aquecidos, tecto panorâmico, além de um pacote abrangente de tecnologias de segurança e apoio à condução.
LEIA TAMBÉM
O elétrico barato. Hyundai anuncia o seu futuro citadino EV
A somar a estas soluções, a promessa, ainda, de que todos os bancos poderão ser rebatidos, a segunda fila será não somente reclinável, como também ajustável em profundidade, e, já no espaço para carga, uma capacidade que poderá ir dos 280 aos 351 litros; sempre, com os cincos lugares em utilização!
Exclusivamente elétrico
Passando às motorizações, a Hyundai anuncia para o pequeno Inster duas variantes de propulsão elétrica, uma Standard e outra Long Range (Longo Alcance), com a primeira a dispor de um motor elétrico de 97 cv e 147 Nm de binário, combinado com uma bateria de 42 kWh, capaz de assegurar autonomias acima dos 300 quilómetros.
Já a versão Long Range, conta com a mesma configuração de um só motor elétrico, mas mais potente (115 cv), que, beneficiando de uma bateria ligeiramente maior, de 49 kWh, aponta, igualmente, a uma autonomia líder no segmento: 355 km.
Ambas as versões dispõem de sistema de carregamento rápido com potências de até 120 kW e que permitem repor, dos 10 aos 80% da capacidade da bateria, em apenas 30 minutos. Já quando conectado a uma mais vulgar tomada de 11 kW, repor a totalidade da capacidade da bateria demorará, no caso da versão Standard, 4 horas, enquanto o Long Range necessitará de mais 35 minutos para conseguir o mesmo resultado.
Equipadas com a função V2L, ambas as versões poderão fornecer energia a outros dispositivos, como bicicletas elétricas e outros equipamentos elétricos.
À venda no Verão… na Coreia
Com início de comercialização previsto, na Coreia, já para este verão, logo após a estreia no Busan International Mobility Show 2024, o Hyundai Inster deverá, a partir daí, dirigir-se para outros mercados, como a Europa, o Médio Oriente ou a Ásia-Pacifico.
Quanto aos preços, deverão ser revelados pela Hyundai mais próximo da chegada a estas latitudes.