Primeiro elemento de uma nova família de modelos que veio garantir à Hyundai uma imagem mais emocional e desportiva, o já muito elogiado i30 N pode, afinal, não conhecer geração. Ou, pelo menos, não no Velho Continente...
A revelação foi feita pelo agora Executive Technical Advisor da Hyundai para o divisão de performance N, Albert Biermann, que, naquela que foi a quarta edição do 'N Fest', evento dedicado aos modelos Hyundai N que tem lugar, todos os anos, no The Bend Motorsports Park, na Austrália, assumiu um futuro diferente para o i30 N.
Embora garantindo que o futuro do modelo não está em causa, Biermann revelou que a questão prende-se, sim, com a versão europeia do i30 N.
"Podemos afirmar, com toda a certeza, que a versão i30 N tem o futuro assegurado. Pelo menos, naquela que é a sua variante berlina [comercializada em mercados como os EUA, não na Europa], a qual vai ter uma nova geração, com um novo motor de combustão, tal como, de resto, já estava nos nossos planos a longo prazo", revelou, numa entrevista à australiana CarExpert, o engenheiro alemão.
Já quanto ao europeu hatchback, Biermann levanta maiores dúvidas, ainda que não por causa da carroçaria, ou até mesmo por questões de estratégia da Hyundai, mas devido aos cada vez mais restritivos regulamentos anti-emissões que a Europa pretende implementar.
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No entender do alemão, "existem mercados como a Europa que estão totalmente alheados da realidade, pelo que, existem uma forte possibilidade dos modelos N com motor de combustão simplesmente desaparecerem desses mercados onde a normas como o Euro 7 estão prestes a entrar em vigor".
Única excepção possível a esta nova realidade, é o caso do i20 N, explicou Biermann à também australiana CarSales, apenas e só porque equipa um motor mais pequeno, de 1,6 litros de cilindrada.
"O único N que poderá subsistir é o i20 N, equipado com um 1,6 litros, e que é um motor que já utilizamos, de resto, em muitas outras variações. Já o 2.0 litros turbo, acabará, mais cedo ou mais tarde, por ser eliminado, embora eu acredite que temos um bom substituto, o 2.5 Turbo, ainda que não para todos os mercados", afirma o alemão.
Seja como for, "acredito que ainda podemos criar alguns modelos N potentes e emocionantes". Finalmente e quanto à possibilidade de, por exemplo, o i30 N hatchback dar lugar a uma versão 100% elétrica, Biermann admite que tal possa vir a acontecer, embora defenda que ainda levará algum tempo. Desde logo, "para acertar" na fórmula correcta.