Já anunciado, a Hyundai deu agora a conhecer a versão mais viciante do novo i20, o i20 N. Rival directo do Ford Fiesta ST, o pequeno hot-hatch tem lançamento, desde já, programado, para o verão de 2021.
Anunciado como "um hot-hatch capaz de fazer boa figura também nas pistas", até pela inspiração que, refere a Hyundai, vai buscar à vitoriosa versão de ralis i20 WRC, o Hyundai i20 N tem na base um novo quatro cilindros 1,6 litros, equipado com turbocompressor.
Anunciando uma potência de 204 cv e 275 Nm de binário, este 1.6 Turbo permite ao pequeno Hyundai não somente acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, como também atingir uma velocidade máxima anunciada de 230 km/h.
Ainda segundo a marca sul-coreana, o i20 N apresenta a melhor relação peso-potência do segmento, com um valor de 171,3 cv por tonelada, contra os 158,1 cv por tonelada do Ford Fiesta ST.
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Ainda sobre o motor, a Hyundai revela que recebe um turbocompressor e intercooler de maior dimensões, assim como um sistema de injecção de 350 bar e a nova tecnologia Continuously Variable Valve Duration (CVVD), que o fabricante garante conseguir uma maior eficiência, tanto no desempenho, como nos consumos.
A complementar este 1.6 litros, uma "mais refinada e reforçada" caixa manual de seis velocidades, equipada com tecnologia de redução de rotações, para passagens mais suaves e perfeitas.
Concebido em prol do prazer de condução
Disponível está ainda o Launch Control, assim como um opcional diferencial de deslizamento limitado, denominado N Corner Carving Diferential, e que permite às rodas dianteiras aproveitarem o máximo da potência disponibilizada.
A juntar a estas tecnologias, ajustes, igualmente, no chassis que é o mesmo das motorizações mais convencionais, e que, no caso do i20 N, recebe ainda uma série de novos componentes e geometrias. Sendo que, ao mesmo tempo que a direcção recebe uma calibração específica, os travões ganham discos 40 mm maiores, à frente.
De resto e tal como acontece no i30 N, também este i20 N não abdica do sistema de modos de condução que a Hyundai baptizou de N Grin Control System, e que, com os seus cinco modos, permite ao condutor ajuste a resposta do motor, controlo de estabilidade, transmissão, volante e sonoridade do escape. O qual, diga-se, conta não só com um sistema de válvula, como um gerador de som capaz de fazer sobressair o som do motor.
Igualmente a apelar a veia desportiva, um sistema que a marca designa de "calibração do pedal do travão para accionamento com o pé esquerdo", um indicador de desgaste das pastilhas de travão e um set de pneus Pirelli P Zero desenvolvidos especificamente para este carro.
Com visual à altura
Finalmente e a par de todas estas modificações, uma série de alterações cosméticas, destinadas a tornar este i20 um membro de pleno direito da família 'N', a começar num novo pára-choques com entradas de ar maiores, acrescido de um spoiler dianteiro com rebordo vermelho. A mesma solução aplicada, de resto, nas saias laterais e no difusor traseiro, onde é possível notar ainda uma única ponteira de escape, embora de dimensões particularmente generosas.
Ainda no exterior, um saliente spoiler traseiro no topo do óculo, jantes em cinza mate, pinças de travão com o logótipo 'N', além da possibilidade de optar por uma de sete cores para a carroçaria.
Passando ao interior, bancos dianteiros desportivos com encostos de cabeça integrados, volante, manche da caixa de velocidades e pedais, tudo com a "marca" 'N'. Isto, num habitáculo em que o Preto domina, ainda que, pontuado aqui e ali, com o Azul que faz parte da família 'N'.
Entre as soluções tecnológicas presentes, um conta-rotações cujas zonas-limite alteram a cor vermelha consoante a temperatura do motor, sendo que, disponível, está ainda o Hyundai SmartSense, do qual fazem parte vários sistemas de apoio à condução.
A terminar e para já sem data específica de lançamento ou preços, a Hyundai avançou apenas que o i20 N deverá ficar disponível no verão de 2021.